Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Dow entre as empresas mais sustentáveis do País

Empresas | Notícias | 23.11.2011
Publicação

Guia Exame de Sustentabilidade reconhece responsabilidade socioambiental da companhia que se reflete em diferentes negócios e produtos da empresa

  
A Dow Brasil acaba de ser reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do País. A Companhia foi uma das 20 empresas modelo apontadas em ampla pesquisa sobre práticas socioambientais responsáveis em processos, produtos e projetos.
Com mais de 5 mil produtos em seu portfólio e presença em diferentes segmentos de negócios, a Dow investe em inovação e tecnologia buscando suprir as necessidades atuais e futuras do mercado, desenvolvendo matérias-primas que agreguem valor e melhor eficiência aos produtos de seus clientes. Algumas das novidades em diferentes setores são:

Arquitetônico
Buscando oferecer um conceito de vida mais prático e saudável, a  área de tintas da empresa tem investido em tintas ‘verdes’, soluções base água que vêm substituir os solventes, oferecendo características de hidrorrepelência e sendo facilmente laváveis, além de oferecer baixo odor e baixa emissão de COV (compostos voláteis orgânicos) que são prejudiciais. Uma das grandes novidades para o segmento arquitetônico de tintas é a linha EVOQUETM, tecnologia única que oferece melhor cobertura do dióxido de titânio, reduzindo em até 20% o uso desse mineral essencial às tintas e mantendo suas propriedades. Além de reduzir o custo com a matéria-prima, essa inovação minimiza o impacto energético relacionado à extração do minério.

Mineração
Para solucionar o problema de abrasão e corrosão de superfícies de aço como, por exemplo, dos vagões que transportam minérios ao redor do Brasil, a Dow desenvolveu um sistema elastomérico de alta resistência. O HYPERLAST™ é uma solução mais sustentável, pois não provoca nenhuma emissão de COV (compostos voláteis orgânicos). Após a cura, é um produto inerte, inofensivo para o usuário ou meio ambiente. Devido ao seu excelente desempenho e durabilidade, o revestimento reduz drasticamente a necessidade de manutenção, eliminando qualquer geração de resíduos sujeitos a incineração. Além disso, a solução estende dezenas de vezes a vida útil do revestimento que protege os vagões.

Infraestrutura
A Dow apresenta as tecnologias avançadas de Revestimentos Elastoméricos (ERC); também conhecido como revestimento para telhados frios. Os telhados frios ou brancos, já bastante difundidos nos EUA e Europa, surgiram da necessidade de eliminação das “ilhas de calor”, responsável pela elevação da temperatura de 1º a 6ºC nas cidades. A solução para telhados brancos da Dow é um revestimento que forma uma membrana protetora elástica, resistente e duradoura em telhados e lajes expostos às condições climáticas extremas. Dados mostram que os telhados brancos são capazes de refletir de 70 a 80% da energia do sol e diminuir o gasto com ar condicionado em até 20%.

Isolamento Térmico
A Dow desenvolveu recentemente uma nova geração de espumas rígidas para isolamento térmico com agentes de expansão totalmente inofensivos à camada de ozônio e efeito estufa. Trata-se de sistemas de Poliuretano expandidos com água, fáceis de manusear, armazenar e processar, além de não-inflamáveis. As propriedades finais da espuma rígida garantem o preenchimento total das cavidades dos painéis, gabinetes e expositores refrigerados, dentre outras aplicações na cadeia do frio, bem como evitam o desperdício de energia. Os dois destaques da Dow em  sistemas de poliuretano para esta aplicação são o VORACOR ™ e o VORATEC™,  que podem aumentar a economia de energia elétrica de 3% a 5%, sem comprometer o desempenho do isolamento.

Reuso da Água
O desenvolvimento de tecnologias que possibilitam o reuso de água é uma importante solução sustentável da Dow. Com o sistema de osmose reversa e de membranas de ultrafiltração, combinada com as resinas de troca iônica, é possível recuperar água de processos industriais. Com este processo também é possível gerar energia, se utilizada em usinas hidrelétricas, economizando dinheiro, energia, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e de condução de negócios.

Energia Eólica
A Dow desenvolve e fornece soluções sofisticadas de sistemas formulados base epóxicas em aplicações diversas para o mercado de energia eólica. A fabricação local e integrada dos materiais utilizadas nesta aplicação, como a cadeia de fabricação da resina epóxi, permite à Dow agilizar a logística de seus clientes, ajudando-os a maximizar o índice de conteúdo local em projetos públicos e privados para geração de energia eólica. O destaque da Dow para este mercado é a linha AIRSTONE™, uma tecnologia comprovada com desempenho certificado (instituto Germanischer Lloyd) usada na fabricação de pás eólicas, personalizada às condições específicas do processo, e que garante performance e durabilidade por 20 anos ou mais.

Bactericida
A área de controle microbiológico atende a diversos mercados, entre eles petróleo, tintas e materiais de construção, entre outros. A tecnologia Bio-Pruf é lançamento no combate à proliferação de bactérias, fungos e algas em superfícies pintadas como paredes, pisos e telhados. Bio-Pruf oferece controle microbiológico efetivo, evita contaminação de materiais de construção e estende a vida útil dos produtos. Além disso, a tecnologia leva bem-estar às pessoas alérgicas a mofo, pois evita formação de manchas e mau cheiro em ambientes.

Energia
UCON SL 17000 - lubrificante para moagem de cana de alto desempenho à base de polialquileno glicol (PAG), mais eficiente e biodegradável. Com consumo até 70% inferior ao dos óleos asfálticos, que significa economia com grandes ganhos e benefícios operacionais e de custos. Além disso, o lubrificante de alta viscosidade é uma alternativa sustentável, devido à sua biodegradabilidade (segurança no manuseio e descarte) e à classificação NSF H1, ou seja, contém grau alimentício que em contato com o caldo de cana não oferecerá risco ao processamento para o açúcar.

Stand Up Pouch 100% reciclável
Para o Guia Exame de Sustentabilidade 2011, a Dow Brasil apresentou uma nova solução em embalagens com uma performance de reciclagem superior: o 100% PE Stand Up Pouch (SUP), produzido integralmente com polietileno, flexível e facilmente reciclável.

Fonte: AI Dow

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados