Voltar   

Dow entre as empresas mais sustentáveis do País

Empresas | Notícias | 23.11.2011




Guia Exame de Sustentabilidade reconhece responsabilidade socioambiental da companhia que se reflete em diferentes negócios e produtos da empresa

  
A Dow Brasil acaba de ser reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do País. A Companhia foi uma das 20 empresas modelo apontadas em ampla pesquisa sobre práticas socioambientais responsáveis em processos, produtos e projetos.
Com mais de 5 mil produtos em seu portfólio e presença em diferentes segmentos de negócios, a Dow investe em inovação e tecnologia buscando suprir as necessidades atuais e futuras do mercado, desenvolvendo matérias-primas que agreguem valor e melhor eficiência aos produtos de seus clientes. Algumas das novidades em diferentes setores são:

Arquitetônico
Buscando oferecer um conceito de vida mais prático e saudável, a  área de tintas da empresa tem investido em tintas ‘verdes’, soluções base água que vêm substituir os solventes, oferecendo características de hidrorrepelência e sendo facilmente laváveis, além de oferecer baixo odor e baixa emissão de COV (compostos voláteis orgânicos) que são prejudiciais. Uma das grandes novidades para o segmento arquitetônico de tintas é a linha EVOQUETM, tecnologia única que oferece melhor cobertura do dióxido de titânio, reduzindo em até 20% o uso desse mineral essencial às tintas e mantendo suas propriedades. Além de reduzir o custo com a matéria-prima, essa inovação minimiza o impacto energético relacionado à extração do minério.

Mineração
Para solucionar o problema de abrasão e corrosão de superfícies de aço como, por exemplo, dos vagões que transportam minérios ao redor do Brasil, a Dow desenvolveu um sistema elastomérico de alta resistência. O HYPERLAST™ é uma solução mais sustentável, pois não provoca nenhuma emissão de COV (compostos voláteis orgânicos). Após a cura, é um produto inerte, inofensivo para o usuário ou meio ambiente. Devido ao seu excelente desempenho e durabilidade, o revestimento reduz drasticamente a necessidade de manutenção, eliminando qualquer geração de resíduos sujeitos a incineração. Além disso, a solução estende dezenas de vezes a vida útil do revestimento que protege os vagões.

Infraestrutura
A Dow apresenta as tecnologias avançadas de Revestimentos Elastoméricos (ERC); também conhecido como revestimento para telhados frios. Os telhados frios ou brancos, já bastante difundidos nos EUA e Europa, surgiram da necessidade de eliminação das “ilhas de calor”, responsável pela elevação da temperatura de 1º a 6ºC nas cidades. A solução para telhados brancos da Dow é um revestimento que forma uma membrana protetora elástica, resistente e duradoura em telhados e lajes expostos às condições climáticas extremas. Dados mostram que os telhados brancos são capazes de refletir de 70 a 80% da energia do sol e diminuir o gasto com ar condicionado em até 20%.

Isolamento Térmico
A Dow desenvolveu recentemente uma nova geração de espumas rígidas para isolamento térmico com agentes de expansão totalmente inofensivos à camada de ozônio e efeito estufa. Trata-se de sistemas de Poliuretano expandidos com água, fáceis de manusear, armazenar e processar, além de não-inflamáveis. As propriedades finais da espuma rígida garantem o preenchimento total das cavidades dos painéis, gabinetes e expositores refrigerados, dentre outras aplicações na cadeia do frio, bem como evitam o desperdício de energia. Os dois destaques da Dow em  sistemas de poliuretano para esta aplicação são o VORACOR ™ e o VORATEC™,  que podem aumentar a economia de energia elétrica de 3% a 5%, sem comprometer o desempenho do isolamento.

Reuso da Água
O desenvolvimento de tecnologias que possibilitam o reuso de água é uma importante solução sustentável da Dow. Com o sistema de osmose reversa e de membranas de ultrafiltração, combinada com as resinas de troca iônica, é possível recuperar água de processos industriais. Com este processo também é possível gerar energia, se utilizada em usinas hidrelétricas, economizando dinheiro, energia, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa e de condução de negócios.

Energia Eólica
A Dow desenvolve e fornece soluções sofisticadas de sistemas formulados base epóxicas em aplicações diversas para o mercado de energia eólica. A fabricação local e integrada dos materiais utilizadas nesta aplicação, como a cadeia de fabricação da resina epóxi, permite à Dow agilizar a logística de seus clientes, ajudando-os a maximizar o índice de conteúdo local em projetos públicos e privados para geração de energia eólica. O destaque da Dow para este mercado é a linha AIRSTONE™, uma tecnologia comprovada com desempenho certificado (instituto Germanischer Lloyd) usada na fabricação de pás eólicas, personalizada às condições específicas do processo, e que garante performance e durabilidade por 20 anos ou mais.

Bactericida
A área de controle microbiológico atende a diversos mercados, entre eles petróleo, tintas e materiais de construção, entre outros. A tecnologia Bio-Pruf é lançamento no combate à proliferação de bactérias, fungos e algas em superfícies pintadas como paredes, pisos e telhados. Bio-Pruf oferece controle microbiológico efetivo, evita contaminação de materiais de construção e estende a vida útil dos produtos. Além disso, a tecnologia leva bem-estar às pessoas alérgicas a mofo, pois evita formação de manchas e mau cheiro em ambientes.

Energia
UCON SL 17000 - lubrificante para moagem de cana de alto desempenho à base de polialquileno glicol (PAG), mais eficiente e biodegradável. Com consumo até 70% inferior ao dos óleos asfálticos, que significa economia com grandes ganhos e benefícios operacionais e de custos. Além disso, o lubrificante de alta viscosidade é uma alternativa sustentável, devido à sua biodegradabilidade (segurança no manuseio e descarte) e à classificação NSF H1, ou seja, contém grau alimentício que em contato com o caldo de cana não oferecerá risco ao processamento para o açúcar.

Stand Up Pouch 100% reciclável
Para o Guia Exame de Sustentabilidade 2011, a Dow Brasil apresentou uma nova solução em embalagens com uma performance de reciclagem superior: o 100% PE Stand Up Pouch (SUP), produzido integralmente com polietileno, flexível e facilmente reciclável.

Fonte: AI Dow