Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


ABB fecha acordo de U$ 20 milhões

Publicação
A ABB, Grupo líder em tecnologias de energia e automação, irá fornecer um sistema de distribuição de energia de 34,5kV, com base na tecnologia de painéis isolados a gás (GIS), para a principal fábrica de celulose da Klabin que está sendo construída em Ortigueira (Estado do Paraná), Brasil.

O contrato, registrado no segundo trimestre de 2014, está avaliado em U$ 20 milhões e inclui os serviços de projeto, fornecimento, comissionamento e start-up. A solução da ABB apresenta tecnologia de ponta, como o Is-limiter, dispositivo de chaveamento de energia mais rápido do mundo, e gabinete de modularidade. O sistema de energia da nova fábrica permitirá que a usina gere eletricidade excedente para venda de volta à rede. A engenharia para o sistema já está em andamento. A implementação e o comissionamento serão realizados no segundo trimestre de 2015.

ABB e Klabin têm trabalhado juntas desde o início dos anos 80, em muitos projetos, tais como sistemas de média e alta tensão, processo de eletrificação, motores, controle de qualidade e automação, em várias fábricas da Klabin nos processos de celulose ou de papel.

A fábrica em Ortigueira será autossuficiente em energia elétrica, gerando 270MWh de energia. Desse total, 120MWh serão utilizados para consumo próprio e um excedente de cerca de 150MWh - energia suficiente para abastecer uma cidade de meio milhão de habitantes - será entregue ao mercado. Toda a energia produzida pela Klabin será limpa, proveniente de fontes renováveis, sem queima de combustíveis fósseis.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens no Brasil e é considerada a maior empresa de papel e celulose integrada no país, exportando para mais de 60 países. O projeto Puma demandará investimentos totais de U$ 2,4 bilhões, não incluindo os ativos florestais, a melhoria da infraestrutura e os impostos. O start-up da nova fábrica está previsto para o final do primeiro trimestre de 2016.

A nova fábrica terá uma capacidade de produção anual de 1,5 milhão de toneladas de celulose, dos quais 1,1 milhões de toneladas é de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas é de fibra longa (pinheiro), parte dos quais serão convertidos em penugem de celulose.    



 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados