Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


SENAI CETIQT, Fiocruz e Klabin: embalagem antiviral

Publicação
SENAI CETIQT, Fiocruz e Klabin desenvolvem embalagem antiviral
Solução desenvolvida com componentes 100% orgânicos também se mostrou eficaz contra o coronavírus humano (SARS-CoV-2)

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil -- SENAI CETIQT -- vem reunindo parceiros no combate à disseminação do vírus e um deles é a Klabin, maior produtora de papéis para embalagens e embalagens de papelão ondulado e sack kraft do país, que desenvolveu um revestimento com propriedade antiviral, com componentes orgânicos e livre de metais em sua composição. Outro parceiro neste projeto é a Bio-Manguinhos/Fiocruz, que realiza as análises para comprovação de atividade antiviral em têxteis ou formulações a serem aplicadas em têxteis. A pesquisa é desenvolvida pelo Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI), organização integrante do SENAI CETIQT.

 

O projeto consiste no desenvolvimento de um revestimento aplicado em papel kraft, prioritariamente para embalagens de e-commerce, com propriedades antivirais e já conta com pesquisas e testes de eficácia realizados pelo Bio-Manguinhos/Fiocruz, uma das organizações mais respeitadas no país para este fim. Os testes apontaram que a nova embalagem conseguiu inativar o vírus com eficácia comprovada superior a 99%, em até um minuto de contato, em relação ao coronavírus (SARS-CoV-2). Outras cepas poderão ser testadas na pesquisa.

 

"O Instituto possui uma parceria com a Klabin que é fruto do bom relacionamento construído ao longo dos últimos anos, a partir de outros projetos desenvolvidos, como álcool em gel. Com o credenciamento do Instituto junto a Embrapii, a Klabin nos procurou com o desafio de desenvolver uma solução para embalagens celulósicas para e-commerce. Com a escalada do número de casos em todo o mundo e a necessidade de isolamento das pessoas, a demanda por este tipo de serviço cresceu substancialmente. Dessa forma, com o objetivo de frear o avanço da disseminação do vírus Sars-CoV-2 humano no país, partimos para o desenvolvimento de uma solução fora da caixa, a partir de uma tecnologia sem qualquer tipo de metal em sua composição, 100% orgânica e ambientalmente amigável em sua composição", afirma José Carlos Dutra Filho, consultor da plataforma de Fibras do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras. Segundo o pesquisador, "a coordenação de Inovação em Fibras, apresenta infraestrutura completa para desenvolvimentos em escala protótipo, abarcando processos convencionais e avançados da indústria nacional. O instituto está disponível a pesquisa, desenvolvimento e inovação em fibras e processos correlatos para aplicações em geral".

 

De acordo com a Klabin, a solução é direcionada, prioritariamente, ao comércio eletrônico, frente ao intenso manuseio das embalagens até chegar ao consumidor final. A proposta é manter a resistência da embalagem, protegendo o produto transportado e evitando a contaminação. O ativo orgânico mantém a reciclabilidade das embalagens, que são provenientes de florestas plantadas e certificadas da Companhia, o que reduz significativamente a geração de resíduos e contribui para a economia circular.

 

"A Klabin tem como objetivo ser referência em soluções responsáveis que atendam às constantes transformações da sociedade e a inovação é um direcionador importante para a evolução dos nossos negócios. O desenvolvimento sustentável da Companhia está diretamente ligado ao cuidado com a sociedade e com o meio ambiente. Para nós, é motivo de orgulho poder contribuir com o combate ao coronavírus ao mesmo tempo em que geramos valor para os clientes e para a sociedade por meio dessa inovação. A oferta de embalagens inovadoras para o e-commerce permite a consolidação do papel como protagonista desse segmento e reforça a nossa vocação para a criação de um futuro mais sustentável", afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

 

O SENAI CETIQT

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - SENAI CETIQT -- é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticose Fibras e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção. Criado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

 

OS INSTITUTOS SENAI DE INOVAÇÃO

A Rede de Institutos SENAI de Inovação foi criada para atender as demandas da indústria nacional. Ela tem como foco de atuação a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Os institutos trabalham em conjunto, formando uma rede multidisciplinar e complementar, entre si e em parceria com a academia, com atendimento em todo o território nacional.

 

A rede é composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. Desde a criação, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A estrutura conta com mais de 930 pesquisadores, sendo que cerca de 52% possuem mestrado ou doutorado. Por serem reconhecidos como Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT), os Institutos SENAI de Inovação possuem acesso a diversas fontes de financiamento não reembolsáveis para projetos de PD&I. Atualmente, 15 institutos compõem unidades EMBRAPII e possuem acesso direto a recursos para financiamento de projetos estratégicos de pesquisa e inovação."

 

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única Companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 23 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

 

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e em 2020 passou a integrar o Índice Dow Jones de Sustentabilidade, com participação em duas carteiras: Índice Mundial e Índice Mercados Emergentes. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados