Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Terceiro turbogerador da Unidade Puma entra em operação

Publicação
Terceiro turbogerador da Unidade Puma, da Klabin, entra em operação

Equipamento vai atender a demanda da fábrica de Ortigueira e disponibilizar energia elétrica suficiente para atender a cerca de 250 mil residências
 
Mais um Turbogerador entrou em operação na Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira/PR, esta semana. O equipamento (TG3) está integrado aos outros dois turbogeradores em funcionamento na fábrica, que juntos passam a produzir energia elétrica para suprir a demanda de eletricidade da produção fabril -- duas máquinas de celulose, uma de papel Kraftliner e a futura máquina de papel-cartão (MP28). O excedente da geração será transmitido para o Sistema Interligado Nacional, que operacionaliza a energia elétrica do país. A previsão é disponibilizar 90 MW por hora ao SIN, quantidade suficiente para abastecer cerca de 250 mil residências.
 

Os três turbogeradores transformam a energia térmica gerada nas Caldeiras de Força e de Recuperação da fábrica, a partir da combustão de outros constituintes de madeira que não as fibras de celulose, em eletricidade. Com esse novo turbogerador em funcionamento, a Klabin contribui ainda mais para a produção de energia elétrica limpa e sustentável, principalmente neste momento em que o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas é considerado baixo por causa da crise hídrica, mesmo depois das últimas chuvas. Além disso, a companhia tem o compromisso de reduzir a participação de combustíveis fósseis para garantir uma matriz energética: no mínimo, 92% renovável até 2030.
 

O gerente do projeto do TG3, Marcos Sabedotti Breda, disse que o primeiro passo foi a realização de estudos pré-operacionais para a aprovação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). "A nossa equipe desenvolveu o projeto dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ONS para conseguir o parecer de acesso e, assim, ter a liberação para conectar o TG3 ao sistema elétrico. Com isso aprovado, e o TG3 instalado, tivemos a liberação da Aneel para a entrada da operação em teste. O próximo passo foi realizar o sincronismo com o sistema elétrico de transmissão. Só depois da aprovação dessa fase pela Aneel e ONS, passamos a exportar a energia", explicou Breda.
 

A geração da própria energia elétrica representa ganho em sustentabilidade, já que a produção ocorre a partir da combustão de produtos renováveis, já utilizados no processo de produção de celulose e papel. "É uma prática sustentável porque nos permite reaproveitar os resíduos dos processos. Eles se tornam fontes de combustível que, ao serem processados nas nossas caldeiras, geram calor para a produção de vapor de alta pressão. No TG, ocorre a transformação deste vapor em geração de energia elétrica", explica Júlio Nogueira, gerente corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.
 

De acordo com o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade, Francisco Razzolini, a Unidade Puma foi projetada para contemplar os diversos aspectos que compõem a sustentabilidade, incluindo práticas inovadoras e equipamentos de ponta que conferem máxima eficiência energética à fábrica. "Entre os benefícios da adoção das tecnologias de ponta estão a ampliação da nossa matriz energética de fonte renovável e a redução das emissões de gases de efeito estufa. São ações cruciais para o combate às mudanças climáticas, tema de enorme relevância e que temos como premissa para este projeto e para os investimentos futuros da Companhia. As iniciativas são parte de um plano estratégico para o alcance de metas e compromissos ambiciosos assumidos pela Klabin", completou Razzolini.

 

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados