Voltar   

RECARBONIZAÇÃO: O PRÓXIMO PASSO PARA A INDÚSTRIA

Negócios e Mercado | Notícias | 29.06.2016




RECARBONIZAÇÃO: O PRÓXIMO PASSO PARA A INDÚSTRIA DE PAPEL
 
Em apresentação durante o CEO Forum, promovido pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel, o CEO da Pöyry, Martin à Porta, defendeu que a indústria abrace a revolução pela recarbonização
 

A substituição de materiais não renováveis, como metais, minerais e materiais à base de combustíveis fósseis, por biomateriais emergentes permite o aprisionamento do carbono em ciclos de produtos mais sustentáveis. É o que defendeu Martin à Porta, CEO da Pöyry, durante o CEO Forum, encontro anual promovido recentemente pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel (CEPI), no qual sugeriu a convergência de dois temas importantes ligados à bioeconomia: a recarbonização dos materiais e a descarbonização da energia.

Tomando por base pesquisa conduzida por Petri Vasara, head de Biofutures da Pöyry, e publicada no documento "The Recarbonisation Trilogy", à Porta destacou que com o mundo enfrentando a questão das mudanças climáticas e, simultaneamente, testemunhando novos desenvolvimentos em tecnologia e ciências dos materiais, essa convergência transforma a revolução da recarbonização global dos fluxos de materiais em uma oportunidade de negócios multibilionária para a indústria de base florestal.

O CEO da Pöyry destacou ainda que, embora movimente hoje apenas 1% do negócio global de embalagens, plásticos e algodão, em termos financeiros, este negócio equivale a aproximadamente € 10 bilhões em receitas anuais dentro de uma economia sustentável, enquanto ajuda o mundo a enfrentar a questão das mudanças climáticas. "Este número poderia saltar para € 40 bilhões/ano se substituíssemos hoje 1% do volume global de combustíveis fósseis por biomassa já processada na indústria de base florestal", acrescentou.

Segundo à Porta, novos desenvolvimentos em tecnologia e ciências dos materiais vêm tornando possível e desejável que esses movimentos ocorram. Ele destaca, por exemplo, a lignina, o açúcar, a nanocelulose e o grafeno como exemplos de matérias-primas nas quais a recarbonização pode ser verdadeiramente eficaz. Os três primeiros são à base de carbono, enquanto o grafeno é carbono puro, o que significa que eles têm potencial de mudar radicalmente o mundo dos materiais.


O documento "The Recarbornisation Trilhogy" está disponível no seguinte link:

http://www.poyry.com/news/articles/recarbonisation-revolution