Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


RECARBONIZAÇÃO: O PRÓXIMO PASSO PARA A INDÚSTRIA

Publicação
RECARBONIZAÇÃO: O PRÓXIMO PASSO PARA A INDÚSTRIA DE PAPEL
 
Em apresentação durante o CEO Forum, promovido pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel, o CEO da Pöyry, Martin à Porta, defendeu que a indústria abrace a revolução pela recarbonização
 

A substituição de materiais não renováveis, como metais, minerais e materiais à base de combustíveis fósseis, por biomateriais emergentes permite o aprisionamento do carbono em ciclos de produtos mais sustentáveis. É o que defendeu Martin à Porta, CEO da Pöyry, durante o CEO Forum, encontro anual promovido recentemente pela Confederação Europeia das Indústrias de Papel (CEPI), no qual sugeriu a convergência de dois temas importantes ligados à bioeconomia: a recarbonização dos materiais e a descarbonização da energia.

Tomando por base pesquisa conduzida por Petri Vasara, head de Biofutures da Pöyry, e publicada no documento "The Recarbonisation Trilogy", à Porta destacou que com o mundo enfrentando a questão das mudanças climáticas e, simultaneamente, testemunhando novos desenvolvimentos em tecnologia e ciências dos materiais, essa convergência transforma a revolução da recarbonização global dos fluxos de materiais em uma oportunidade de negócios multibilionária para a indústria de base florestal.

O CEO da Pöyry destacou ainda que, embora movimente hoje apenas 1% do negócio global de embalagens, plásticos e algodão, em termos financeiros, este negócio equivale a aproximadamente € 10 bilhões em receitas anuais dentro de uma economia sustentável, enquanto ajuda o mundo a enfrentar a questão das mudanças climáticas. "Este número poderia saltar para € 40 bilhões/ano se substituíssemos hoje 1% do volume global de combustíveis fósseis por biomassa já processada na indústria de base florestal", acrescentou.

Segundo à Porta, novos desenvolvimentos em tecnologia e ciências dos materiais vêm tornando possível e desejável que esses movimentos ocorram. Ele destaca, por exemplo, a lignina, o açúcar, a nanocelulose e o grafeno como exemplos de matérias-primas nas quais a recarbonização pode ser verdadeiramente eficaz. Os três primeiros são à base de carbono, enquanto o grafeno é carbono puro, o que significa que eles têm potencial de mudar radicalmente o mundo dos materiais.


O documento "The Recarbornisation Trilhogy" está disponível no seguinte link:

http://www.poyry.com/news/articles/recarbonisation-revolution

 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados