Voltar   

Voith publica Relatório de Sustentabilidade 2022

Empresas | Notícias | 17.02.2023




Voith publica Relatório de Sustentabilidade 2022

 

  • Empresa supera suas metas de redução do consumo de energia, uso de água limpa e geração de resíduos
  • Redução de cerca de 40% nas emissões de gases de efeito estufa
  • Número de acidentes de trabalho caem de 79 para 61.

 

HEIDENHEIM, ALEMANHA. Na 13ª edição de seu Relatório Anual de Sustentabilidade, o Grupo Voith publica informações sobre suas atividades de sustentabilidade no ano fiscal de 2021/22. "Queremos fazer uma contribuição concreta ao desenvolvimento sustentável da nossa economia e sociedade. Para isso, estamos aumentando a transparência e a rastreabilidade das nossas ações por meio de relatórios cada vez mais abrangentes", explica o CEO do Grupo Voith, Dr. Toralf Haag, ao comentar o mais recente Relatório de Sustentabilidade da Voith. Como empresa familiar, a Voith sente uma enorme obrigação de administrar recursos com responsabilidade e prevenir riscos ambientais.

 

O Relatório de Sustentabilidade que a Voith está publicando mostra que as medidas tomadas nos últimos anos estão surtindo efeito. Exemplos disso são as reduções de 34% no consumo de energia, 44% no uso de água limpa e 38% na geração de resíduos em relação ao ano fiscal de referência (2011/12).

 

Com esses resultados, a empresa não apenas alcançou suas metas para o ano fiscal passado, mas as superou levemente. Além disso, a Voith se comprometeu a continuar melhorando esses resultados: até o ano fiscal de 2026/27, a empresa pretende reduzir seu consumo de energia em outros 12,5% e seu uso de água limpa e geração de resíduos em mais 5% cada.

 

Em termos de proteção climática, a Voith também está no caminho certo. A empresa reduziu suas emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em cerca de 40% (de 142 mil toneladas no ano anterior para 86,5 mil toneladas no ano passado). Esses valores se referem às emissões diretas e indiretas de GEEs nos processos e unidades da Voith (Escopos 1 e 2). Essa redução resultou principalmente das medidas tomadas para melhorar a eficiência energética e aumentar a participação de energias renováveis na matriz elétrica da empresa, que subiu de 38% no ano anterior para 80% no ano passado. Depois de tornar suas operações climaticamente neutras no início de 2022, o principal foco da Voith agora será reduzir suas emissões de GEEs para o menor valor possível até o ano fiscal de 2049/50.

 

Os números deste relatório também mostram o bom desempenho da empresa na área de segurança do trabalho. Já em 2009, os objetivos corporativos da Voith passaram a incluir a redução do número e da gravidade dos acidentes de trabalho. Nessa área, a empresa alcançou uma grande redução no número de acidentes de trabalho, que caiu de 79 no ano anterior para 61 no ano fiscal passado. Com isso, a empresa alcançou a excelente taxa de frequência de 1,6 acidentes de trabalho por milhão de horas trabalhadas. O índice de gravidade, isto é, o número de horas de trabalho perdidas por milhão de horas trabalhadas, também caiu no último exercício.

 

Além das melhorias em seu próprio desempenho de sustentabilidade, o relatório da Voith também destaca como seus produtos e serviços contribuem para aumentar a sustentabilidade de seus clientes. Ao ajudar a definir o futuro da energia hidrelétrica, a Voith Hydro dá uma enorme contribuição para um suprimento elétrico estável e de baixas emissões no mundo inteiro. Já no setor papeleiro, as contínuas atividades de P&D da Voith Paper vêm ajudando a reduzir a pegada de carbono do setor e a estabelecer padrões para uma produção de papel com o mínimo consumo de recursos. Por fim, a Voith Turbo está garantindo a mobilidade sustentável do futuro por meio de soluções de acionamento inovadoras e cada vez mais eficientes.

 

Para saber mais, consulte o Relatório de Sustentabilidade Voith 2022, que já está disponível para download no site da Voith.