Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Indústria metalúrgica em MG gera alta de 4% da madeira

Publicação
Após uma sequência de três trimestres consecutivos de queda, o preço médio da madeira de processo no centro do Estado de Minas Gerais voltou a subir e chegou a R$ 39,90 por m³ com casca em junho. A variação equivale a uma alta de 4% em 1º trimestre. Para efeito de comparação, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em junho foi de 1,26%. Os dados fazem parte de estudo que analisa dados de preços e custos da indústria de base florestal no Brasil, elaborado trimestralmente pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, desde 2007, e apresentado em sua publicação “Radar”.

 


 

“O aumento registrado mostra que os preços praticados voltaram ao mesmo patamar de um ano atrás, e é resultado do aumento do preço do carvão vegetal no polo siderúrgico de Minas Gerais”, explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil e coordenador do Radar. “A recuperação do setor metalúrgico, especialmente a produção de ferro gusa, levou ao aumento na demanda do carvão vegetal, o que pressionou seu preço para cima. Como consequência, entre abril e junho deste ano, várias carvoarias que estavam paralisadas devido à crise do setor voltaram a produzir”, completa.

Sobre o Pöyry Radar
O Radar, boletim publicado trimestralmente pela Pöyry de forma contínua desde 2017, contém dados de preços e custos da indústria de base florestal. As estimativas de preço de madeira e de custos de florestas publicados são resultados da coleta de dados primários de mais de 150 empresas localizadas nas principais regiões florestais do Brasil, que compreendem os estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Todos os preços de madeira publicados incluem os impostos PIS e Cofins e, para o carvão vegetal, o DAE, recolhido para o Instituto Estadual de Florestas (MG). Os preços de madeira em tora são sempre com casca.

Além dos preços de madeira em tora e custos florestais levantados diretamente no mercado, outros indicadores relativos ao mercado florestal nacional, coletados de fontes oficiais, complementam o boletim.

Fonte: Pöyry

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados