Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Produção do setor florestal só se normalizará em um mês

Publicação
Com impactos da greve dos caminhoneiros, produção do setor florestal só deve ser normalizada em um mês
 
 
A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação que representa o setor de florestas plantadas para fins industriais e constituída pelas indústrias de celulose, papel, pisos e painéis de madeira e outros produtos madeireiros, informa que a maioria das plantas de celulose do setor foi obrigada a parar sua operação por alguns dias em decorrência da greve dos caminhoneiros. Segundo dados da consultoria especializada em celulose e papel, Hawkins Wright, os 10 dias de paralisações devem ter gerado um déficit de produção de celulose da ordem de 280 mil toneladas. 
As barreiras e bloqueios nas rodovias e trevos de acesso impactaram na paralisação de diversas unidades do setor que conta com operações distribuídas por 21 estados entre mais de 600 municípios, com interrupção do transporte de madeira das plantações até as fábricas. Dois outros pontos levaram plantas a parar suas operações por dias: a impossibilidade de receber insumos, como produtos químicos, necessários ao processo de produção e o esgotamento de estoques de alimentos o que afetaria a alimentação dos funcionários.
Segundo Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Ibá, com o fim da paralisação, as unidades estão voltando gradativamente a produzir. “O setor conseguirá retomar o nível de produção normal em quatro semanas. Na cadeia produtiva que depende da celulose, esse retorno à normalidade pode levar ainda mais tempo do que um mês”, disse.
Além da produção, os envios de produtos para o mercado externo também foi afetado. Apesar de o setor brasileiro de celulose trabalhar em média com um estoque de celulose de 30 dias, o envio da celulose aos portos apresentou grande retração. Com forte presença na balança comercial brasileira, o setor, incluindo pisos, painéis, celulose e papéis, exporta em média, por dia, US$ 22 milhões. Em 2017, foram US$ 8,5 bilhões

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados