Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Sistema remove elementos no ciclo de recuperação

Publicação
O acúmulo de elementos não processados provenientes da madeira e da adição de químicos no ciclo de recuperação afeta negativamente o funcionamento da caldeira de recuperação na indústria de papel e celulose. Para ajudar as empresas a lidarem com este problema, a Veolia Water Technologies desenvolveu o HPD® CRP, um sistema integrado de baixo custo de aplicação, que permite a recuperação das cinzas do precipitador ao mesmo tempo em que purga os contaminantes do processo (Cloreto e Potássio).

Os problemas causados por esse acúmulo incluem a incrustação do superheater, a corrosão na caldeira de recuperação e o consequente aumento da demanda de vapor no processo. Segundo Leda Alvalá, Business Development Director da HPD - Veolia Water Technologies, o HPD® CRP aumenta a estabilidade da planta com a redução na frequência de paradas para limpeza e diminui a corrosão da caldeira com a possibilidade, em muitos casos, de aumento da temperatura de operação gerando maior capacidade.  “O sistema utiliza o condensado para dissolução das cinzas do precipitador e alimenta esta solução a um cristalizador evaporativo. Com a evaporação da água, a concentração dos sulfatos e carbonatos de sódio em solução aumenta, gerando os cristais que serão recuperados”, completa a executiva.

Além de reduzir os custos de make up de químicos, a solução aumenta a economicidade e vida útil da caldeira devido à redução dos golpes de fuligem, possibilitando o alcance de remoção de até 99% de potássio e cloretos com a recuperação de 93% de sódio. 

Fonte: Veolia

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados