Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Indústria florestal reaproveita quase 100% dos resíduos

Publicação
Indústria florestal reaproveita quase 100% dos resíduos gerados

Busca constante pela eficiência energética otimiza uso de subprodutos

05 de setembro de 2016 - A indústria brasileira de árvores plantadas para fins industriais manteve o alto índice de reaproveitamento de resíduos sólidos gerados em suas atividades com a reutilização de quase 100% segundo levantamentos da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)e Poÿry, presentes no Relatório Anual da associação.

O setor de árvores plantadas gerou 46,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos no último ano, sendo que 33 milhões desse total vieram das atividades florestais, com reaproveitamento de 99,7% - os galhos, cascas e folhas permanecem no campo para proteção e fertilização do solo e os demais, 0,3%, entre óleos, graxas e embalagens de agroquímicos, são encaminhados de forma a atender aos critérios legais até a sua destinação final.

Na área industrial, foram 13,8 milhões de toneladas de resíduos, dos quais 65,9% foram destinados à geração de energia por meio da queima em caldeiras, que formam vapor e, eventualmente, energia elétrica para o processo produtivo, eliminando a utilização de combustível fóssil.

"Uma das grandes preocupações do setor de árvores plantadas é ampliar a eficiência energética dos processos e adotar fontes renováveis para geração de energia. Dentro desse objetivo, as empresas do setor utilizam quase que exclusivamente subprodutos de seus processos", explica Elizabeth de Carvalhaes, presidente-executiva da Ibá.

Além disso, aproximadamente 24,6% dos resíduos – decorrentes, principalmente, da produção de cavacos, serragem e aparas de papel - foram reutilizados como matéria-prima por outras empresas do setor. Lama de cal e cinza de caldeira, por exemplo, representam 5,8% dos resíduos gerados pela atividade e foram reaproveitados por outros como matéria-prima para cimento e óleo combustível reciclado. O restante é encaminhado para aterros industriais, atendendo aos critérios legais.

Fonte: Ibá

 

Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados