Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Nova plataforma TIA Portal V14: o futuro da indústria

Publicação
TIA Portal V14: funcionalidade expandida com foco em diagnóstico, comissionamento virtual e multiusuários
Implementação dos requisitos de Fábrica Digital e Indústria 4.0
Gerenciamento da energia e controle de movimentos aperfeiçoados, conectividade de nuvem e ‘digital twin‘ para comissionamento virtual
A nova versão V14 do TIA Portal (Totally Integrated Automation) reduz o tempo de produção para fabricantes de máquinas e aumenta a produtividade de usuários finais. A Siemens enriqueceu a versão 14 de sua plataforma de engenharia TIA Portal com uma ampla gama de novas funcionalidades para Fábrica Digital e Indústria 4.0, além da integração com outros sistemas por meio da troca de dados via interfaces padrões de mercado.



Cloud Connector: Engenharia baseada em nuvem

Os processos na indústria geram um enorme volume de dados que precisam ser armazenados e analisados. Com o novo TIA Portal “Cloud Connector”, a partir da sua própria nuvem privada, os usuários tem acesso completo ao controlador da fábrica, podendo utilizar o MindSphere, solução Siemens de Cloud para a indústria.

PLCSim Advanced: Simulação integral de processo

Outra novidade é o PLCSim Advanced, uma potente interface para software de Simulação de Planta e Simulação do Processo onde, por exemplo, um controlador SIMATIC S7-1500 pode ser simulado com um ‘digital twin‘ para um comissionamento virtual eficiente. Isso permite ao usuário simular todo o processo antes mesmo de ter o hardware fisicamente instalado.

OPC UA: Fácil acesso a dados do processo

O TIA Portal V14 agora fornece, a todos os controladores SIMATIC S7-1500, a funcionalidade OPC UA Server, um protocolo aberto que permite a interoperabilidade do PLC com qualquer sistema que utilize o mesmo padrão. Dados, alarmes e históricos podem ser trocados com qualquer equipamento ou sistema como, por exemplo, em uma integração vertical com um sistema MES (Manufacturing Execution System).

Novas CPUs Tecnológicas: Controle de movimento integrado

O conceito de plataforma única do TIA Portal combina programação de componentes de automação como controladores, IHMs até comandos, incluindo funcionalidades como segurança online e física. Um pacote harmonizado compreendendo o sistema de Servo Drives SINAMICS e Controle Avançado SIMATIC foi integrado ao V14 TIA Portal para aplicações de controle de movimento (motion). O novo controlador SIMATIC S7-1500 T-CPU gerencia as tarefas de controle e o novo sistema Servo Drive SINAMICS V90 fornece a velocidade e precisão necessários para a máquina via protocolo PROFINET. O novo pacote, agora, permite aos usuários SIMATIC resolver tarefas de controle de movimento avançadas, como gearing e camming, em um ambiente integrado.

 

Multiuser: Agilidade em grandes projetos

A nova funcionalidade Multiuser se aplica a conceitos de trabalho descentralizado. Isso fornece a diversos programadores acesso simultâneo e eficiente ao mesmo projeto em um servidor, com sincronização automática, integrando programas e facilitando tarefas de automação. Todo este sincronismo é feito automaticamente pelo TIA Portal de forma prática e coordenada.

ProDiag: Transparência na operação e manutenção

O aumento na complexidade tecnológica das máquinas resulta na necessidade por funcionalidades que tragam transparência e simplicidade na operação. A opção ProDiag do TIA Portal V14 oferece monitoramento detalhado da planta ou máquina com configuração e custos de visualização mínimos, reduzindo esforços de engenharia graças à geração de código automatizado e sincronização de dispositivos HMI. Via ProDiag é possível detectar erros no programa do usuário e pode fornecer informações sobre o tipo, localização e causa de tais erros diretamente em uma IHM.

Energy Suite: Transparência energética

O novo sistema SIMATIC Energy Suite facilita a designação e avaliação de parâmetros de diversos componentes de medição de energia, que podem ser obtidos simplesmente ao apertar um botão. O SIMATIC Energy Suite aumenta a transparência das demandas energéticas com foco a uma redução do consumo de acordo com ISO 50001. Os dados de energia são facilmente adquiridos e integrados na solução de automação.

Outras novidades:

O Teamcenter é uma nova plataforma colaborativa da Siemens, um ambiente único de gerenciamento de dados do projeto para componentes mecânicos, eletrônicos, software e ferramentas de simulação e dados. O usuário pode criar facilmente programas baseados em modelos com uma nova interface para Matlab/Simulink.  O WinCC/WebUX ajuda, não somente a monitorar os processos da planta, como também a controlá-los via Internet ou intranet através de dispositivos HMI móveis, como tablets, PCs e smartphones. Os dados do processo e acesso à máquina estão disponíveis via IP de forma segura em qualquer lugar do mundo. A avaliação e parametrização do disjuntor embutido de 3VA e a série 7KM PAC de instrumentos medidores também foram inclusas no TIA Portal V14. Isso simplifica a aquisição de valores de energia para o sistema de alimentação, saídas elétricas e cargas individuais.

Informações adicionais:

O TIA Portal (Portal de Automação Integrada Total) da Siemens permite que os usuários realizem tarefas de automação e coamando de forma rápida e intuitiva através de uma configuração eficiente. A arquitetura do software foi desenvolvida para alta eficiência e fácil utilização e é adequada tanto para usuários novos, como experientes. Ele oferece um conceito operacional padronizado para controladores, interfaces homem-máquina (HMI) e comandos, assim como para consistência e armazenamento de dados compartilhados, por exemplo, durante a configuração, comunicação e diagnóstico.

Além disso, oferece poderosas bibliotecas já prontas para varias aplicações de automação. A engenharia simples do TIA Portal facilita o acesso total à toda a automação digitalizada, como planejamento digital, engenharia integrada e operação transparente. Juntamente com o PLM (Product Lifecycle Management) e MES (Manufacturing Execution Systems) dentro do Conjunto “Digital Enterprise Software Suite”, o TIA Portal complementa o alcance holístico da plataforma da Siemens para empresas no caminho para Indústria 4.0.

Você encontrará mais informações em www.siemens.com/tia-portal

Fonte: Siemens

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados