Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


SC ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM A SUÍÇA

Publicação
A Investe SC, agência que surgiu de parceria entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e o Governo de Santa Catarina, assinou acordo de cooperação com a congênere suíça Switzerland Global Enterprise (S-GE) para promover investimentos e o comércio bilateral do Estado com o país europeu. O termo foi assinado no dia 8 de março último, pelo presidente da FIESC, Glauco José Côrte; o embaixador da Suíça no Brasil; André Regli, e os secretários de Estado catarinenses Carlos Chiodini (Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Carlos Adauto Virmond Vieira (Assuntos Internacionais).

O acordo promoverá o intercâmbio comercial entre instituições de ambos os países, dando especial atenção à cooperação com pequenas e médias empresas. “É o primeiro acordo que o Investe SC está assinando e o faz com a agência de investimentos da Suíça, criada em 1927 e que, portanto, tem longa experiência e tradição na área de captação de recursos e atração de investimentos”, afirmou Côrte. O presidente da FIESC observa que a saúde é um dos setores com mais oportunidades de atração. “É uma indústria emergente em Santa Catarina, que integra o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC, da FIESC) e oferece muitas opções e alternativas de expansão”.

Para o embaixador Regli, o acordo “é uma ferramenta a mais para intensificar as relações econômicas entre Brasil e Suíça e, quando se fala em economia, sempre vem antes a ciência e tecnologia”. O embaixador relatou que visitou quatro empresas catarinenses, com grande potencial de intercâmbio, em especial nas áreas de biotecnologia e tecnologia da informação. “O DNA do empresário catarinense combina muito bem com o DNA do empresário suíço e isso é fundamental para intensificar as relações e o comércio”, afirmou Regli.

A Investe SC atua na divulgação de oportunidades em Santa Catarina e na prospecção de empresas interessadas em realizar investimentos nos setores de alto valor agregado. O objetivo é reduzir as importações, reforçando o nível tecnológico da indústria e fomentando o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Também concentra o atendimento das demandas de investidores interessados no Estado, acionando os órgãos, entidades e parceiros responsáveis e acompanhando os processos. 

Dados levantados pelo Observatório de Inteligência Industrial da FIESC mostram que, de um total de 60 mil empresas multinacionais em todo o  mundo, 40% pretendem investir em projetos de inovação e pesquisa fora do seu país de origem. Os estudos também indicam que, de 35 mil projetos de investimento de média e alta tecnologia lançados nos últimos cinco anos, 73% foram realizados por multinacionais norte-americanas e europeias. 

No endereço www.investesc.com estão disponíveis informações sobre as oportunidades de investimento, as facilidades oferecidas pela agência e dados estatísticos de Santa Catarina. 

Em 2015, Santa Catarina exportou US$ 12,1 milhões para a Suíça e importou US$ 54,5 milhões do país. Os principais embarques para o país europeu foram carne de frango (55,7%), além de motores elétricos (12,4%). Entre as principais compras do Estado estão bebidas não alcoólicas, máquinas e aparelhos para trituração ou moagem de grãos, entre outros.


Fonte: FIESC Imprensa

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados