Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Mercado de Papel requer avaliações estratégicas

Publicação
A indústria de papel gráfico e de papel jornal ainda não se recuperou da recessão de 2001 e 2002. A Europa, por exemplo, perdeu mais de 20% da capacidade de produção de papel, entre 2008 e 2014, e nos primeiros meses de 2015 novas paralisações de fábricas foram registradas, que equivalem a 650 mil toneladas a menos de capacidade anual. Apesar destas significativas reduções, há excesso de produção no mercado e os preços do papel gráfico não revestido atingiram um mínimo histórico de cerca de US$ 520 por tonelada.
 
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, prevê ainda novas reduções de demanda por papel, na ordem de 3 milhões de toneladas até 2025, o que representará um profundo corte para a indústria.
 
Diante desse cenário, agentes do setor esperam que as reduções de capacidade ajudem a estabilizar os preços, mas a questão é se o fechamento de plantas menos competitivas irá trazer alívio ou é uma necessária consolidação estratégica de mercado.
 
Para a Pöyry, o fechamento das plantas menos competitivas de papéis gráficos pode deteriorar ainda mais o mercado. Por outro lado, “fechamentos estratégicos” de capacidades, situadas em posições intermediárias na curva de competitividade, ajudariam a estabilizar e até aumentar os preços do papel.
 
O encerramento de plantas é a última opção, mas a situação atual exige que algumas saiam do mercado. No entanto, análises realizadas pela Pöyry demonstram que não são as menos competitivas que devem sair. O cenário de “fechamento estratégico” de plantas posicionadas entre as mais competitivas e as menos competitivas, ou seja, no “meio de campo” (ou midfield, pelo termo em inglês), são mais favoráveis para a construção de um cenário de incremento de preços do papel e de melhores margens aos fabricantes.
 
“O desenvolvimento do setor de papéis gráficos requer uma avaliação estratégica. A Pöyry demonstra que é possível mudar os preços do papel moldando a curva de oferta das plantas. Esse cenário exigiria uma consolidação do mercado, com aquisições estratégicas. Caso isto não ocorra, os preços de papéis gráficos continuarão a declinar”, explica Manoel Neves, gerente de Estudos Econômicos da Pöyry.
 
Segundo ele, a análise inclui uma visão das circunstâncias futuras de mercado e a contabilização, dentro da curva de oferta, do desempenho de cada uma das máquinas de papel das plantas. Assim, é possível detectar quais plantas devem ser selecionadas para o fechamento e obter o impacto na estratégia global da empresa, bem como nos requisitos de fluxo de caixa.

Fonte: Pöyry

 

Não há temas
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados