Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Fibria divulga projetos selecionados em edital

Publicação
A Fibria selecionou quatro projetos de pesquisa voltados à conservação ambiental em suas áreas de atuação e que receberão apoio técnico e financeiro da empresa. Os projetos foram escolhidos entre um total de 40 propostas apresentadas a partir do Edital de Pesquisa sobre Biodiversidade, divulgado pela empresa no mês de setembro e aberto à participação de organizações dos estados onde a empresa atua.

“Recebemos bons projetos. A seleção foi realizada por uma comissão técnica da empresa, que considerou critérios como aderência do projeto às metas prioritárias da Fibria, caráter inovador e resultado esperado para a conservação da biodiversidade”, disse Ana Paula Correa do Carmo, pesquisadora do Centro de Tecnologia da Fibria.

O edital contemplou trabalhos direcionados a três diferentes linhas temáticas. Duas das propostas escolhidas enquadram-se na linha de pesquisa “Restauração da biodiversidade”, uma proposta na linha de “Conservação de espécie ameaçada” e a quarta é sobre “Caracterização e monitoramento de recursos hídricos”. Os projetos são das instituições: Instituto de Inovação em Engenharia e Meio Ambiente (Ambinova); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Fundação de Ensino Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (FEPISA); e Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF). Os projetos devem ter duração entre seis e 24 meses.

Participaram do processo instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, associações, ONGs, sociedades técnico-científicas e fundações sem fins lucrativos. A empresa tem uma longa história de parceria com instituições de pesquisa e universidades, mas essa foi a primeira vez que lançou um edital público para seleção de projetos.

A Fibria realiza várias pesquisas em suas áreas de atuação, sendo que na área de conservação dos recursos naturais merece destaque o monitoramento de avifauna e a realização de estudos em Microbacia Experimental, local onde avalia a interação de suas atividades com a natureza (água, solo, fauna e flora). Com o edital para seleção de novos projetos, a empresa busca maximizar os resultados de iniciativas que contribuam para conservar a biodiversidade e compartilhar com a sociedade os conhecimentos gerados.

Projetos selecionados

“Utilização de Redes Neurais Artificiais para estimação de biodiversidade, tamanho populacional, estoque volumétrico e carbono em fragmentos florestais”.
Locais de atuação na Fibria: Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul
Instituição: Instituto de Inovação em Engenharia e Meio Ambiente (Ambinova) – de Viçosa (MG)

“A importância da limitação por nutrientes na conservação da diversidade florística no cerrado brasileiro”
Local de atuação: Mato Grosso do Sul
Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP) – de Ilha Solteira (SP)

“Tecnologia de sementes e instalação de teste de progênie de pequi”
Local de atuação: Mato Grosso do Sul
Instituição: Fundação de Ensino Pesquisa e Extensão de Ilha Solteira (FEPISA) – de Ilha Solteira (SP)

“Técnicas de caracterização física de uma microbacia de terceira ordem de drenagem em relação a sua hidrografia e capacidade de resiliência”
Local de atuação: São Paulo
Instituição: Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF) – de Piracicaba (SP)

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados