Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Indústria é a favor de Integração externa

Publicação

Em Documento de Posição, Federação pontua ações necessárias para o Brasil impulsionar sua inserção comercial no mundo

Quase um ano após lançar a “Agenda de Integração Externa”, na qual a entidade sintetizou os assuntos de maior relevância para a integração econômica internacional brasileira, o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) volta ao tema, definindo propostas concretas que auxiliem a inserção da indústria brasileira no mundo.

Segundo as “Propostas de Integração Externa da Indústria”, a agenda externa deve ser vista como parte integral do desenvolvimento econômico, pois contribui para o aumento das exportações e investimentos e melhora a competitividade, por meio do acesso à tecnologia e à inovação de padrão internacional.

Outro aspecto destacado no documento da FIESP é a tendência de negociação de “mega-acordos” comerciais, que tendem a tornar mais rígidas as normas vigentes no comércio internacional e consequentemente afetarão a indústria brasileira. Por isso, é necessário que o Brasil participe ativamente da formulação destas regras.

“As principais nações estão em busca de novos acordos e isso irá alterar de forma significativa o cenário do comércio internacional. O Trans-pacific Partnership (TPP) e o Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP) estão aí para comprovar essa movimentação”, alerta o diretor do Derex, Thomaz Zanotto. “Quando bem planejadas e negociadas, a abertura e integração econômica trazem mais investimentos, comércio, tecnologia e riqueza ao pais. Permanecer à margem desse processo não pode ser uma opção para o Brasil.”

Para acessar na íntegra o “Documento de Posição – Propostas de Integração Externa da Indústria”, clique aqui.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados