Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Programa Suzano de Educação beneficia +200 mil pessoas

Publicação
Programa Suzano de Educação beneficia mais de 200 mil pessoas em 2022

Iniciativa é realizada em munícipios dos estados da BA, ES, MA, MS e SP e contempla estudantes e profissionais das redes municipais de ensino

 

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, beneficiou mais de 200 mil pessoas, entre estudantes, educadores(as) e equipes intersetoriais, em 2022, por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). A iniciativa tem como objetivo apoiar lideranças educacionais, garantir a equidade no ensino de escolas públicas, formar profissionais da educação e fortalecer a participação social em prol de uma formação integral do(a) estudante, contribuindo assim para a melhoria da qualidade do ensino público do País. No ano passado, as atividades foram realizadas em municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

O PSE tem como foco a formação integral de estudantes nas diferentes etapas da vida, considerando os aspectos intelectual, físico, emocional, cultural e social. A atuação ocorre por meio da qualificação profissional de educadores(as) de escolas públicas, da articulação intersetorial entre educação, saúde e assistência social e do estímulo para que famílias e comunidades se envolvam mais na vida escolar. Ao priorizar a educação em seus programas de investimento, a Suzano busca colaborar para atingir a meta de reduzir a pobreza substancialmente no país e aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 40% em todos os municípios prioritários até 2030, ambos objetivos fazem parte do conjunto de Compromissos para Renovar a Vida, estabelecidos pela companhia.         

Análises sobre o contexto educacional, evidenciam que a pandemia da Covid-19 teve um grande impacto na educação brasileira. Cinco milhões de estudantes deixaram de frequentar a escola ou perderam acesso às atividades escolares. O dado faz parte de levantamento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), de 2021, que também revelou a baixa permanência escolar e o alto índice de reprovação estudantil. Além disso, um estudo realizado pela organização Todos Pela Educação com familiares de estudantes mostra que, entre 2019 e 2021, houve um aumento de 66% no número de crianças de 6 e 7 anos que, na percepção de seus responsáveis, não sabem ler e escrever. O número passou de 1,4 milhão em 2019 para 2,4 milhões em 2021. 

Reverter esse quadro é um desafio, ainda mais quando se leva em consideração que a engrenagem da desigualdade social funciona em ritmo progressivo e intenso no Brasil. A pandemia da Covid-19 aumentou ainda mais o abismo social existente entre pessoas de classes, gêneros, raças e regiões distintas.

O Programa Suzano de Educação vem, desde 2020, contribuindo para a melhoria da qualidade educacional nos territórios em que atua. Em 2022, o Programa deu continuidade ao plano de formação de profissionais da educação para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.

O pilar metodológico do Programa Suzano de Educação são os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), que têm como base a cooperação intermunicipal, fortalecendo lideranças de municípios próximos e com características sociais semelhantes. O objetivo é que os participantes criem soluções de acordo com os desafios educacionais enfrentados. No centro desse regime de colaboração está a tentativa de superar a desigualdade educacional entre os municípios, de modo que  os profissionais de diferentes redes de ensino de uma mesma região buscam minimizar as dificuldades e potencializar as oportunidades em comum,  garantindo que as crianças e os jovens da região possam ter acesso igualitário a um ensino de qualidade e, consequentemente,  uma trajetória escolar bem-sucedida.  

"Para construir o futuro que desejamos, entendemos que será necessário investir em uma educação de qualidade, um dos desafios mais importantes do Brasil. Com o Programa Suzano de Educação, investimos na melhoria da qualidade do ensino público por meio do desenvolvimento profissional dos educadores e do engajamento e participação das famílias e comunidades, com foco na aprendizagem dos estudantes", afirma Giordano Automare, Gerente Executivo de Desenvolvimento Social da Suzano.  "Neste Dia da Educação, convidamos o setor corporativo a refletir sobre a importância de ser protagonista da mudança na educação do País", complementa o executivo.

Somente em 2022, o Programa Suzano de Educação promoveu mais de 146 encontros, entre eles os Arranjos de Desenvolvimento da Educação, Gestão Educacional e Gestão Escolar, com aproximadamente 1.600 participantes, além de contar com a participação de 888 escolas.  Para 2023, o PSE seguirá implementando suas estratégias de engajamento dos municípios, por meio do fortalecimento do regime de colaboração intermunicipal nos territórios dos ADEs, evidenciando o processo formativo contínuo das equipes técnicas, a importância da atuação em rede para superação das violações de direitos e no fortalecimento de uma gestão educacional de qualidade.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados