Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Voith reduz emissões de CO2 e energia na Papierfabrik

Publicação
Voith reduz emissões de CO2 e consumo de energia na Papierfabrik Palm

Redução de mais de 30% no consumo específico de energia em comparação com sistemas de desagregação convencionais

·         Projeto piloto já está gerando lucro para a fabricante de papel alemã Papierfabrik Palm

·         O desenvolvimento de inovações é um dos pilares do programa de sustentabilidade "Papermaking for Life"

 

AALEN/HEIDENHEIM. Como parte do seu programa de sustentabilidade "Papermaking for Life", a Voith estabeleceu a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% até 2030 por meio de novos fluxos de fibras e da otimização do processo de reciclagem. Para isso, a fornecedora completa está focada não só em aprimorar o desempenho dos seus produtos existentes, mas também em desenvolver inovações que redefinam todo o processo de fabricação de papel. Um exemplo disso é um inovador conceito de desagregação que reduz o consumo específico de energia em mais de 30% em comparação com sistemas convencionais. O sistema foi especificamente projetado para desagregar matérias-primas especiais.

 

Em um projeto piloto na papeleira alemã Papierfabrik Palm, essa revolucionária tecnologia de desagregação da Voith já está gerando lucro. Projetado para processar 500 toneladas de massa por dia, o inovador sistema de desagregação deverá economizar 1.000 MWh de eletricidade por ano. Além disso, o sistema permite processar massas com altas consistências de entrada, o que também beneficia as etapas posteriores do processo de fabricação.

 

O diretor de tecnologia da Palm, Stephan Gruber, está impressionado com a nova solução: "O inovador sistema de desagregação da Voith já está produzindo excelentes resultados. A experiência, o suporte e o projeto personalizado da Voith permitiram alcançar – e até mesmo superar – as metas de desempenho em um curto prazo. 

 

Por fim, esta tecnologia também é uma ferramenta para aumentar ainda mais o aproveitamento de matérias-primas, o que também contribui para os nossos objetivos de sustentabilidade."

 

O intenso trabalho preparatório da Voith com um protótipo de testes valeu a pena. A solução técnica por trás deste processo otimizado de reciclagem combina duas tecnologias: primeiro, a desagregação de alta consistência contínua, realizada em tanque cilíndrico com rosca desagregadora horizontal; depois, um processo de depuração a jusante. Na fábrica da Papierfabrik Palm, o sistema está instalado em uma linha separada que processa resíduos de processos e bobinas falhas, e já está operando continuamente. A desagregação de matérias-primas padrão com maiores cargas de sujeira também foi testada com sucesso, e o sistema também mostrou vantagens nesse tipo de aplicação.

 

O novo conceito é um bom exemplo da maneira como a Voith prioriza a sustentabilidade e está sempre em busca dos mais altos padrões em seus projetos. Wolfgang Mannes, especialista sênior em P&D de Fiber Processes, participou de todo o desenvolvimento do conceito e confirma esse objetivo. "Nossos produtos líderes de mercado garantem uma produção de papel mais sustentável", diz Mannes. "Este novo conceito de desagregação comprova o nosso comprometimento com a inovação. Nossa tecnologia está sempre um passo à frente do mercado para permitir que nossos clientes produzam papel com os menores custos de energia, água e fibras. Em diversos testes com carga na Papierfabrik Palm, o resultado da desagregação e a confiabilidade do conceito foram excelentes. Este sistema reduz em mais de 30% o consumo específico de energia em comparação com sistemas de desagregação convencionais. É um enorme avanço na área de sustentabilidade."

 

"Com a queda da disponibilidade de matérias-primas e as ambiciosas metas de sustentabilidade em todo o setor papeleiro, já estamos vendo um claro interesse do mercado em nossa solução", resume Steffen Bassmann, diretor de gestão de produtos de Fiber Systems da Voith Paper. "Os resultados da Papierfabrik Palm são promissores. Estamos refinando ainda mais o conceito, em particular para permitir o seu uso com papéis recuperados revestidos e outros de difícil dissolução. Esse tipo de operação geralmente é realizado com desagregadores de alta consistência descontínuos."

 

Programa de sustentabilidade 'Papermaking for Life'

Com o lançamento do programa de inovação e desenvolvimento 'Papermaking for Life', a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que abrem as portas para processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel. Outra área de foco são as operações das próprias unidades mundiais da Voith. Saiba mais sobre as inovações da Voith Paper na área de sustentabilidade: voith.com/papermaking-for-life/innovation.

Fonte: Voith

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados