Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Primeiro certificado de hidrogênio verde no Brasil

Publicação
TÜV Rheinland emite o primeiro certificado de hidrogênio verde no Brasil

A fábrica da White Martins/Linde em Pernambuco recebe o Certificado de Hidrogênio Verde baseado na Norma TÜV Rheinland H2.21. A planta certificada pela TÜV Rheinland produz 156 toneladas de hidrogênio verde por ano


A TÜV Rheinland emitiu o primeiro certificado de hidrogênio verde do Brasil e da América do Sul. O certificado foi concedido à White Martins após um processo que envolveu a coleta de documentação técnica, análises e auditorias ao longo de um período de cerca de três meses.

 

Presente há mais de 110 anos no Brasil fornecendo gases medicinais e industriais, a White Martins, representa a Linde na América do Sul, líder mundial na produção, processamento, armazenamento e distribuição de hidrogênio, e passa a ser a primeira empresa a produzir hidrogênio verde em escala industrial no país e na América do Sul.

 

O objetivo da certificação de hidrogênio é avaliar as emissões de gases de efeito estufa do processo de produção de hidrogênio. Para isso, o processo de certificação começa com uma pré-avaliação, analisando a localização e o perfil das instalações industriais, a tecnologia aplicada e a produção, os volumes e fluxos de energia. Com base em uma visão abrangente sobre o processo de produção, a TÜV Rheinland revisa os dados fornecidos para que sejam completos e consistentes com as normas e padrões estabelecidos. Neste caso, a mais recente "H2.21 Green and Low-Carbon Hydrogen Standard" da TUV Rheinland foi usada como base para a certificação. Ela se baseia no Protocolo GHG, bem como em outras normas EN ISO aplicáveis. As emissões de GHG são avaliadas seguindo o conceito Cradle to X (Gate), através dos escopos de emissão 1 & 2 e parcialmente do escopo 3, que tem como objetivo verificar se o hidrogênio é produzido através de eletrólise alimentada exclusivamente por fontes renováveis de energia, como solar ou eólica.

 

Após uma revisão bem-sucedida e um procedimento minucioso de auditoria, a TÜV Rheinland emitiu o certificado. "Como o processo de certificação do hidrogênio verde é relativamente novo e não há regulamentação aprovada internacionalmente, foi fundamental comunicar, documentar e compreender os critérios, conceitos e processos para o sucesso em todas as etapas, que seguem os requisitos do protocolo GHG e as normas EN ISO como 14064, 14067 e 14040", explica Luiz Carvalho, Gerente de Novos Negócios na TÜV Rheinland para a América do Sul.

 

Documentação transparente e independente do fornecimento de energia sustentável

 

"Com a certificação de hidrogênio verde da TÜV Rheinland, as empresas documentam de forma transparente e independente o fornecimento de energia por meio de soluções compatíveis com o meio ambiente. Ao mesmo tempo, comunicam sua estratégia de sustentabilidade ao mundo inteiro, enviando sinais ambientalmente corretos e demonstrando sua contribuição para um fornecimento de energia sustentável", explica Paulo Cintra, Diretor de Serviços Industriais & Segurança Cibernética na TÜV Rheinland para a América do Sul. "Isto não só proporciona uma vantagem competitiva, mas também fortalece a confiança dos clientes e parceiros comerciais", diz Cintra. "Nossa expectativa é que esta seja a primeira certificação de muitas que pretendemos conquistar em nossa região nos próximos anos. A descarbonização é uma prioridade para a empresa", afirma Gilney Bastos, presidente da White Martins no Brasil e da Linde na América do Sul.

 

O que é o Hidrogênio Verde?

 

O hidrogênio verde é produzido por eletrólise da água, utilizando apenas eletricidade de fontes renováveis de energia, como a energia solar e eólica. "O objetivo do uso do hidrogênio verde é a descarbonização e a melhoria da sustentabilidade. Portanto, é necessário garantir que a energia tenha uma origem renovável", afirma Luiz Carvalho.

 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados