Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Medição e controle de orientação de fibras

Publicação
Medição e controle de orientação de fibras com a nova solução OnQuality da Voith

 

SÃO PAULO, Brasil. A inovadora família de produtos do sistema OnQuality da Voith oferece aos fabricantes de papel uma solução para a medição e o controle contínuos do ângulo de orientação das fibras na folha. A nova solução é composta pelo OnQ Fiber Orientation Sensor, que mede a orientação das fibras em tempo real; o software de controle de orientação das fibras OnQ Profilmatic; e os atuadores OnQ ModuleStep e OnQ ModuleJet.

 

"Muitos benefícios são atingidos com os equipamentos para medição e controle de orientação de fibras do portfólio de automação da Voith", afirma Daniel Pereira, engenheiro de aplicações de QCS, Scanners e Sensores da Voith Paper América do Sul.

 

"A solução de controle desenvolvida pela Voith permite uma otimização significativa no TSO da folha, por meio de uma melhor homogeneidade do ângulo das fibras, especialmente na região das bordas do papel. Desta forma, reduz-se a perda de produção por qualidade, proporcionando o aumento de rentabilidade do negócio".  

 

"É importante enfatizar que o sistema possibilita o aumento de eficiência operacional e melhoria de qualidade do produto final, uma vez que permite reduzir o encanoamento da folha e o tempo de troca de produtos", acrescenta Ivan Medeiros, gerente de vendas da Voith. "O potencial de economia de recursos pode chegar a milhões de reais por ano para os fabricantes de papel de embalagem".

 

Graças à precisão do sistema de controle OnQuality, grandes fabricantes internacionais de papel embalagem já vêm utilizando essa solução para garantir a qualidade de seus produtos. Depois de uma rápida fase de instalação e comissionamento do sistema, o investimento costuma se pagar em menos de um ano. O sistema de controle de qualidade (QCS) pode ser facilmente instalado em máquinas de qualquer fabricante.

 

O princípio de funcionamento da nova solução de automação baseia-se na utilização do OnQ Fiber Orientation Sensor para captura de macrofotografias da folha em alta resolução, iluminadas por flashes de nanossegundos, durante o funcionamento da máquina. A análise das fotografias é então feita por um sistema de processamento digital de imagens que obtém a medição de ângulo de orientação das fibras. Essa medição pode ser feita em apenas um ou ambos os lados do papel. Depois da medição do ângulo das fibras, o software de controle OnQ Profilmatic define e transmite os parâmetros adequados para os atuadores do OnQ ModuleStep, que realizam o ajuste das diferentes zonas do lábio da caixa de entrada por meio de motores de passo. Além do controle dos atuadores OnQ ModuleStep, o sistema também controla a diluição da massa por meio do OnQ ModuleJet, para evitar possíveis efeitos colaterais indesejáveis na gramatura do papel.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados