Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Valmet e CMPC assinam carta de intenção

Publicação
Valmet e CMPC assinam carta de intenção para modernização da fábrica de celulose de Guaíba-RS


A Valmet e a CMPC assinaram uma carta de intenções (LOI) para o fornecimento da tecnologia chave para o projeto BioCMPC. A meta do projeto é aumentar a capacidade de produção da linha 2 da fábrica de celulose de Guaíba de 1,5 milhão de ADt/ano (toneladas secas ao ar por ano) para 1,85 milhão de ADt/ano. A modernização está prevista para entrar em operação no quarto trimestre de 2023. As empresas pretendem finalizar o contrato durante o próximo mês.
Este projeto de modernização, o BioCMPC, além de aumentar a capacidade de produção da fábrica de Guaíba, também irá melhorar o desempenho ambiental da unidade com ações como, por exemplo, o aumento da produção de energia renovável e a redução no consumo de água no processo de produção de celulose.
“A Valmet entregou a linha 2 da fábrica de Guaíba da CMPC em 2015 e a fábrica tem sido uma referência para muitas de nossas tecnologias. Ao longo desses anos, introduzimos soluções de Internet Industrial de valor agregado e oferecemos nossos serviços especializados para manutenção da fábrica. Ser escolhido como o principal parceiro para este projeto notável reforça o compromisso da Valmet com um futuro mais sustentável”, disse Celso Tacla, presidente da Valmet na América do Sul.
“Com este projeto, continuaremos entregando a melhor tecnologia disponível combinada com soluções líderes em automação e internet industrial para uma produção de celulose ainda mais sustentável e eficiente. Esta entrega contará com a mais moderna tecnologia para diminuir o uso de água, reduzir as emissões e eliminar gases odoríferos. Nossos especialistas apoiarão a otimização do desempenho da fábrica tanto no local quanto remotamente”, afirma Bertel Karlstedt, presidente da linha de negócios de celulose e energia da Valmet.
Informações técnicas 

A entrega da Valmet para a modernização da linha 2 da fábrica de celulose de Guaíba incluirá reformas na secagem de celulose, linha de fibras, evaporação e planta de licor branco, uma nova caldeira de recuperação e um novo tratamento de cinzas, além de uma extensão no sistema digital de controle distribuído (SDCD) incluindo aplicações avançadas de internet industrial. A entrega da tecnologia é complementada por pacotes de peças sobressalentes. A modernização da linha inclui melhorias para alta confiabilidade e desempenho com baixo impacto ambiental.

A modernização da linha de secagem de celulose aumentará a capacidade de secagem e enfardamento e performance com os mesmos altos requisitos de segurança operacional que sempre orientam os projetos da Valmet. A modernização inclui melhorias para depuração e secagem, passagem de ponta automática e uma linha adicional de enfardamento.

Na linha de fibras, a modernização inclui a atualização da tecnologia da planta de cozimento, melhorias na linha de fibras na lavagem marrom e lavagem pós-oxigênio, bem como um estágio adicional de branqueamento. A modernização oferece flexibilidade para minimizar o uso de água e a geração de efluentes, melhorando a sustentabilidade da linha de fibras e dos KPIs ambientais.
A modernização da planta de licor branco inclui o aumento da capacidade do forno de cal e caustificação. O precipitador eletrostático (ESP) do forno de cal e o filtro de lama de cal garantirão baixas emissões.

A planta de evaporação será atualizada para processar 2.000 t de água por hora. O projeto de oito efeitos oferece alta economia de vapor e apresenta a inclusão de mais um evaporador Valmet Tubel, robusto e confiável. A planta de tratamento de condensado será aprimorada e garantirá somente geração de condensados limpos, reduzindo o consumo de água da fábrica.
A nova caldeira de recuperação terá uma capacidade projetada para 1.900 tds/d (toneladas de sólidos secos por dia) e contará com vários recursos de alta eficiência para baixo consumo de energia e alta geração de vapor. A entrega também inclui precipitadores eletrostáticos (ESP) feitos sob medida para as condições da caldeira de recuperação. As cinzas da caldeira de recuperação serão tratadas com a tecnologia Ash Leaching Duo, que oferece fácil operação e maior eficiência flexibilidade para maximizar a recuperação dos produtos químicos de cozimento.

A fábrica da CMPC em Guaíba já é uma referência no setor como uma fábrica livre de odores. A coleta e o manuseio dos gases odoríferos da fábrica serão ainda mais eficientes com a modernização destas tecnologias nas ilhas de processo.
A entrega de automação inclui o sistema digital de controle distribuído “Valmet DNA” e controles avançados de processo (APC), analisadores e medições online para determinadas áreas de processo.

A entrega conta ainda com um amplo pacote de serviços Valmet Industrial Internet (VII) com suporte especializado local e remoto. Os serviços de VII incluem suporte do Valmet Performance Center, aplicações como Data Discovery, Dynamic Center Line Advisor, ferramentas de monitoramento de performance e simuladores de treinamento de operadores.



Sobre a CMPC
A CMPC produz e comercializa madeira, celulose, produtos de embalagem, papel, tissue e produtos de higiene pessoal provenientes de plantações certificadas. A Companhia possui mais de 641.000 hectares de plantações florestais, principalmente pinus e eucalipto, localizadas no Chile, Brasil e Argentina. A CMPC Pulp SpA opera 4 linhas de produção no Chile e 2 no Brasil, com capacidade de produção anual total de aproximadamente 4,1 milhões de toneladas métricas de celulose.
Sobre a Valmet
A Valmet é líder global no fornecimento e desenvolvimento de processos, tecnologias, automação e serviços para os segmentos de celulose, papel e energia. A visão da Valmet é se tornar líder global no atendimento aos clientes. O escopo completo de fornecimento inclui fábricas de celulose, linhas de fabricação de papel, cartão e tissue, além de plantas para geração de bioenergia. Os serviços abrangem desde manutenção e peças de reposição até melhorias nas fábricas. Já as avançadas soluções em automação da Valmet englobam desde simples medições até projetos de automação completos em toda a planta fabril, otimizando o uso de matérias-primas e energia. A Valmet possui mais de 14 mil colaboradores em todo o mundo e, na América do Sul, opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile. Mais informações: www.valmet.com.br.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados