Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


VLI e LD Celulose firmam nova parceria

Publicação
A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, e a LD Celulose S.A., firmaram contrato para o transporte de celulose solúvel a partir da fábrica que será instalada no município de Indianópolis, em Minas Gerais. O acordo prevê a movimentação de 500 mil toneladas ao ano com destino ao Porto de Barra do Riacho, no Espírito Santo, administrado pela Portocel. O novo fluxo será possível a partir do início da produção na nova planta, previsto para o primeiro semestre de 2022, e será realizado por meio da malha da Ferrovia Centro-Atlântica. O contrato é de longo prazo – 30 anos – e viabilizará investimentos em pátios ferroviários, terminais de origem e destino, aquisição de novas locomotivas e o desenvolvimento de uma frota de vagões especificamente para esta operação.
 
Cada uma das composições responsáveis por atender ao novo fluxo será formada por três locomotivas e 68 vagões (1.300 metros de extensão) e poderá transportar cerca de 4,5 mil toneladas, o equivalente ao volume movimentado por cerca de 100 caminhões – o que garante também caráter sustentável à operação, em virtude do menor volume de emissões do transporte sobre trilhos, se comparado ao rodoviário. A totalidade da carga será transportada por intermédio do modal ferroviário, criando um fluxo logístico com aproximadamente 1,4 mil km, interligando, de forma direta, a produção na fábrica até o terminal portuário.
 
“Esta operação é uma solução sob medida para atender a LD Celulose, com a expedição de 100% da sua produção pela ferrovia e, certamente, será uma referência para o segmento. A nova fábrica será a quarta unidade industrial voltada para celulose com atendimento ferroviário VLI. Para a VLI, o contrato reforça a presença e o foco da companhia em apoiar o crescimento e desenvolvimento do setor florestal brasileiro, além de reforçar e nossa já sólida parceria com a Portocel”, afirma Alexandre Biller, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da VLI. Ainda segundo o executivo da VLI, o projeto também amplia a presença e parceria da companhia com os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, colaborando para o desenvolvimento da infraestrutura regional e gerando soluções logísticas sustentáveis.
 
Resultado de uma joint venture entre o grupo austríaco Lenzing e a brasileira Duratex, a LD Celulose está investindo R$ 5,2 bilhões na implantação de uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo. Toda a produção será destinada ao abastecimento das unidades da Lenzing, para o fornecimento de fibras produzidas de forma sustentável a fabricantes globais de têxteis e não tecidos.
 
De acordo com o CEO da LD Celulose S.A., Luís Künzel, a empresa foi planejada, em todos os seus aspectos, como um empreendimento pautado pela excelência, sustentabilidade e performance, “além de estarmos localizados dentro de um maciço florestal, o que traz uma distância média muito competitiva, a Ferrovia Centro-Atlântica passa ao lado da empresa, garantindo o escoamento da produção da fábrica direto ao porto. O acordo firmado com a VLI reforça o compromisso da LD Celulose em trabalhar com empresas sólidas no mercado e com grande conhecimento em sua área de atuação”.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados