Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Klabin aprova escopo da segunda máquina de papel

Publicação
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, aprovou com o seu Conselho de Administração o escopo da segunda etapa do Projeto Puma II, para a instalação de uma máquina de papel-cartão. O Projeto, considerado o maior investimento da história da Companhia, tem o start-up previsto para a segunda quinzena de julho deste ano, com o início da produção de Eukaliner® na MP27. A segunda máquina, a MP28, deve passar a operar no segundo trimestre de 2023, com foco no atendimento ao mercado de papel-cartão. Considerando esta definição e os impactos de câmbio e de inflação, o valor total do aporte no Projeto será de R$ 12,9 bilhões. 

"Ao longo do último ano avaliamos minuciosamente as tendências e as condições de mercado para chegarmos a uma definição. O segmento de papéis para embalagens possui enorme potencial de crescimento e enxergamos no papel-cartão a possibilidade de gerar ainda mais valor à Companhia, reforçando o nosso modelo de negócio, que é integrado, diversificado e flexível", explica o diretor-geral da Klabin, Cristiano Teixeira. 

Anunciado em 2019, o Projeto Puma II foi planejado em duas etapas. A primeira máquina tem capacidade produtiva anual de 450 mil toneladas de Eukaliner®, o primeiro kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto, um produto inovador e já patenteado pela empresa. Além de apresentar relevantes atributos de sustentabilidade, o Eukaliner® possibilita a redução de gramatura em mais de 10%, mantendo a mesma performance e estrutura final das embalagens. Já a máquina de cartão, definida para a segunda fase do Projeto, terá capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, consolidando a Klabin como produtora global de cartões para alimentos líquidos (leites e sucos) e industrializados. "O mercado de cartões tem crescimento esperado impulsionado, principalmente, pela potencial substituição de plástico de uso único por uma opção mais sustentável", complementa Teixeira. 

Na Unidade Puma, a Klabin já opera a produção de celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff), que continuará abastecendo os mercados interno e externo, com capacidade anual de 1,6 milhão de toneladas. Considerando a operação do Projeto Puma II, a Companhia alcançará a capacidade instalada de 4,7 milhões de toneladas anuais de celulose e papéis para embalagens. 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados