Valmet inicia etapa final nas obras do Projeto
Star da Bracell
A
Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias,
automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, iniciou em
2021 a fase final para a entrega das obras do Projeto Star, na fábrica da
Bracell, em Lençóis Paulista (SP).
A
entrega da Valmet inclui planta de evaporação e planta de licor branco, na qual
os fornos de cal serão alimentados com biogás proveniente da gaseificação de
biomassa. É a primeira gaseificação de biomassa fornecida na América do Sul e
isso tornará os dois fornos de cal equipamentos livres de combustíveis fósseis.
A
planta de evaporação, projetada para alta eficiência energética com recuperação
de energia do licor preto fraco e quente, possui a tecnologia Tubel da Valmet
para maior disponibilidade e fácil lavagem. A nova fábrica da Bracell contou
com a participação de mais de 100 colaboradores da Valmet, que trabalharam nas
obras das plantas de evaporação e de licor branco.
De
acordo com o gerente de projetos da Valmet na América do Sul, Fabrizio Contin,
o início das operações nas duas estruturas deve acontecer em breve.
"Estamos finalizando a etapa de engenharia, compras e construção civil com
foco atual na montagem eletromecânica. Com a conclusão de todas essas fases,
nós poderemos iniciar o comissionamento a partir do mês de abril de 2021. Nós
temos uma excelente colaboração entre o departamento da Bracell e o time da
Valmet, que envolve centenas de especialistas", afirma.
Transporte
de peças de equipamentos para Lençóis Paulista
Entre
os meses de agosto de 2020 e fevereiro de 2021, a Valmet realizou uma grande
operação logística que transportou, gradualmente, 500 cargas especiais do Porto
de Paranaguá, no litoral paranaense, até a fábrica da Bracell, em Lençóis
Paulista, um total de 600 quilômetros.
Diversas
medidas foram tomadas pela equipe de logística da Valmet, porque o transporte
de equipamentos de grandes proporções precisa de autorização especial. Para o
supervisor de planejamento, logística e transporte de peças da Valmet na
América do Sul, Cesar Augusto Hein, o planejamento começou antes mesmo de os
materiais e equipamentos serem comprados.
"O
transporte de peças especiais é um trabalho complexo e requer estudo já na fase
de vendas. É preciso analisar o tamanho das peças que serão produzidas, estar
ciente da viabilidade do transporte. Trabalhamos com peças grandes que, por
exemplo, por cinco centímetros podem estar altas demais para passar em um
viaduto. Por isso, é feito todo um planejamento detalhado para que o cliente
receba os materiais com as medidas viáveis e com qualidade e segurança",
afirma Hein.
Durante
seis meses foram transportadas mais de 500 peças para a fábrica da Bracell em
Lençóis Paulista, um trajeto que passou pelas BRs 277, 116 e 476. Para Hein, o
planejamento detalhado da Valmet garantiu a entrega das peças em um tempo ainda
com alguns desafios extras.
"A
pandemia intensificou a complexidade que é transportar peças especiais. A gente
teve que se reinventar para conseguir a aprovação para fazer o transporte
acontecer. Usando toda a força-tarefa da Valmet, junto com o apoio das
companhias de energia, oficiais da cidade, Polícia Rodoviária Federal e tantos
outros órgãos, conseguimos atender o pedido do cliente e entregar as peças
dentro do prazo, mesmo em um ano atípico", finaliza.
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