Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Consumo Aparente de Bens Industriais registra alta

Publicação

Consumo Aparente de Bens Industriais registra alta de 0,1% em outubro 

Indicador Ipea aponta que demanda por bens de capital cresceu 3,8% frente a setembro, indicando bom desempenho dos investimentos 

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais cresceu 0,1% no mês de outubro, na comparação com setembro, segundo os dados apresentados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada nesta segunda-feira (7). Na comparação com outubro de 2019, o indicador que mede a demanda por bens industriais definida como a produção industrial interna não exportada (bens nacionais), acrescida das importações, apresentou queda de 4,5%. 

Entre os componentes do consumo aparente, enquanto a produção de bens nacionais teve queda de 0,3% em outubro, a importação de bens industriais cresceu 2,4%. Na análise dos grandes grupos econômicos, o bom desempenho foi heterogêneo em outubro. A demanda por bens de capital, um dos componentes da formação bruta de capital fixo (FBCF), teve alta de 3,8%, reforçando a recuperação nos investimentos. Enquanto a demanda por bens semi e não duráveis cresceu 0,4%, os bens intermediários tiveram queda de 0,4%. Em relação a 2019, todos os segmentos apresentaram variação negativa. 

No que diz respeito às classes de produção, a indústria extrativa mineral recuou, em outubro, 1,4% na margem - a segunda queda consecutiva. A demanda por bens da indústria de transformação registrou baixa de 0,2% frente a setembro. Na análise setorial, 14 dos 22 segmentos da indústria de transformação avançaram, com destaque para os farmoquímicos (4,5%) e veículos (4,4%). Na comparação com outubro de 2019, apesar do resultado negativo do indicador (-4,5%), houve crescimento em oito segmentos, entre eles o de produtos não metálicos (6,4%) e produtos de metal (5,9%). 

No acumulado em 12 meses até outubro, o Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais apresentou queda de 7,1%, enquanto a produção industrial recuou 5,6%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Acesse a íntegra do indicador 


Acesse a íntegra do indicador 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados