Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Voith comissiona treinamento por realidade virtual

Publicação

Voith comissiona seu primeiro sistema de treinamento por realidade virtual na LEIPA utilizando OnCall.Video

  • Novas ferramentas digitais da Voith proporcionam diversas vantagens para a LEIPA

  • Com o programa de treinamento por realidade virtual oferecido pela Voith PaperSchool, a LEIPA melhora a qualidade e eficácia de seus treinamentos – do nível básico ao avançado
  • Suporte remoto por vídeo utilizando o OnCall.Video permite que especialistas externos e internos entrem em contato virtualmente e em tempo real para encontrar soluções para problemas de produção

 

HEIDENHEIM/SCHWEDT, Alemanha. A LEIPA é a primeira fábrica de papel do mundo a utilizar um sistema de realidade virtual (RV) da Voith como método de treinamento moderno e imersivo. Em sua fábrica de Schwedt, a empresa está treinando seus colaboradores com a máxima eficácia utilizando esse sistema de RV. Para realizar a instalação do sistema nestes tempos de distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus, a Voith e a LEIPA utilizaram o OnCall.Video, a nova ferramenta de suporte remoto por vídeo da Voith. A LEIPA vem utilizando esse sistema de comunicação audiovisual com óculos de dados wireless desde janeiro de 2020.

 

Com o aplicativo de RV, os funcionários da LEIPA podem realizar treinamentos práticos no ambiente virtual gerado pelo computador a qualquer momento e sem correr nenhum risco. Desde a simples exploração de uma máquina de papel para iniciantes até o sofisticado processo de troca de mantas em uma moderna prensa de sapatas, o sistema oferece a cada colaborador uma experiência de treinamento absolutamente nova. A experiência é possibilitada pela visualização em óculos 3D combinados com dispositivos de controle para criar a interação. Os colaboradores podem se movimentar livremente pelo ambiente de realidade virtual e são guiados passo a passo ao longo de diversas tarefas.

 

Especificamente para o treinamento em RV oferecido pela Voith PaperSchool, a LEIPA montou uma sala com um design futurista, o "LEIPA Virtual Reality Center", em sua fábrica de Schwedt. O design e conceito de iluminação especiais realçam ainda mais a modernidade da tecnologia de RV. A Voith também forneceu uma tela touchscreen e equipamentos de RV wireless para atender ao desejo do cliente de montar um estúdio sem fios.

 

O comissionamento deste projeto demonstrou claramente como a ferramenta de suporte remoto por vídeo OnCall.Video permite aumentar a eficiência do suporte, proporcionando valor agregado tangível aos clientes. "A sala já estava preparada e com os sensores instalados", relembra Patrick Dengel, gerente de Ferramentas Digitais da Voith. "Cuidamos de todos os detalhes utilizando o OnCall.Video. Bastou integrar os óculos à WLAN da LEIPA, o que nos permitiu estabelecer uma conexão de áudio e vídeo com os especialistas da Voith em Heidenheim." Sem a conexão remota, o sistema de RV não teria funcionado de maneira tão rápida.

 

A solução OnCall.Video oferece uma série de vantagens para a LEIPA, especialmente para os problemas enfrentados na produção, ao oferecer à papeleira acesso ao know-how da Voith para encontrar soluções em tempo real e a um custo mínimo. "Nem sempre o conhecimento especializado necessário está disponível no campo, por isso, o acesso ao know-how externo é extremamente importante", destaca Patrick Dengel.

 

"Em princípio, podemos dar qualquer tipo de suporte com esta ferramenta", acrescenta seu colega Stefan Endras, gerente de produto do sistema OnCall.Video. "Nossa principal preocupação é conectar o cliente com nossos especialistas o mais rápido possível. Isso também nos permite compensar – ao menos parcialmente – a falta de trabalhadores qualificados." Além disso, a possibilidade de conectar diversas unidades do cliente entre si para promover a troca interna de informações especializadas e a transferência de conhecimento com facilidade também agrega valor para o cliente.

 

Com a solução de realidade virtual e OnCall.Video, a LEIPA destaca suas capacidades digitais. "Que papeleira pode se orgulhar de utilizar o que há de mais moderno em termos de mídia antes de qualquer outra empresa?", pergunta o gerente sênior Steffen Deszpot. "A Indústria 4.0 já chegou aqui – e estamos felizes em prová-lo."

 

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem mais de 19.000 colaboradores, gera € 4,3 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as maiores empresas familiares da Europa.

 

A Divisão do Grupo Voith Paper integra o Grupo Voith. Como uma fornecedora completa do setor papeleiro, ela fornece a maior gama de tecnologias, serviços, componentes e produtos do mercado, oferecendo soluções de uma única fonte aos fabricantes de papel. A contínua sequência de inovações da empresa leva a produção papeleira ao próximo nível, viabilizando uma produção de papel que preserva recursos. Sob o conceito Servolution, a Voith oferece a seus clientes soluções de serviços feitos sob medida para todas as seções do processo produtivo. O conceito Papermaking 4.0 da Voith garante a interconexão otimizada dos equipamentos, e a segurança no uso dos dados gerados permite aos fabricantes de papel aumentar a disponibilidade e eficiência de suas fábricas.

 

 

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados