Guia de Compras Celulose e Papel

logo_abtcp.png


Bracell anuncia investimento adicional de R$ 1 bilhão

Empresas | Notícias | 21.01.2020
Publicação
Bracell anuncia investimento adicional de R$ 1 bilhão no estado de São Paulo

O valor será destinado à inovação e sustentabilidade dos seus processos produtivos e se soma aos R﹩ 7 bilhões de investimentos já anunciados pela empresa para o projeto de expansão de sua fábrica de celulose, com conclusão prevista para 2021

Davos, 21 de janeiro de 2020 - O Grupo Bracell, que faz parte da RGE, sediada em Cingapura, anunciou um novo pacote de investimentos no Estado de São Paulo de R﹩ 1 bilhão em novos processos produtivos focados em inovação e sustentabilidade.

Em abril de 2019, a Bracell anunciou um projeto de expansão para sua fábrica de celulose em Lençóis Paulista (SP), denominado Projeto Star, com investimentos da ordem de R﹩ 7 bilhões. Em janeiro de 2020, a Bracell anuncia R﹩ 1 bilhão adicionais em investimentos focados em processos inovadores e sustentáveis. O primeiro investimento será uma das maiores instalações de gaseificação de biomassa existentes para apoiar a operação do forno de cal. A planta de gaseificação usará biomassa 100% renovável como matéria-prima para produzir biogás. "Esse é um firme compromisso da Bracell de buscar um conceito de biorrefinaria "livre de fósseis"", afirma Per Lindblom, Vice-Presidente Executivo da Bracell.

O segundo investimento será um sistema de distribuição de energia de última geração, incluindo uma tecnologia de subestação isolada a gás de 440 KV, que aumentará a segurança no sistema de fornecimento de energia verde para a rede nacional. A Bracell fornecerá cerca de 180MW de energia renovável verde à rede nacional, que será gerada a partir da queima da fração orgânica do licor (sistema de recuperação química). O Projeto Star da Bracell também visa reduzir o uso de recursos naturais em seus processos, instalando um sistema robusto de captação de água da chuva e sua reutilização em toda a área industrial.

A Bracell também vai destinar uma parte deste valor para investimentos comunitários e sociais, com prioridade na melhoria das infraestruturas de saúde e segurança pública nos principais municípios onde está localizado o seu projeto de expansão, além de programas de qualificação da força de trabalho e fornecedores locais que atenderão às necessidades da nova fábrica.

Em um período de dois anos, o projeto de expansão da Bracell em São Paulo empregará cerca de 11 mil trabalhadores durante o pico da obra. Após a conclusão, a fase de operação empregará cerca de 6.650 trabalhadores diretos e terceirizados de forma permanente nas operações industriais, florestais e de logística.

Produção Sustentável

Presente no Brasil há mais de 15 anos com a operação da Bahia Specialty Cellulose, em Camaçari (BA), a Bracell iniciou o ambicioso projeto de expansão ao adquirir a Lwarcel Celulose, em agosto de 2018. Localizada em Lençóis Paulista (SP), a fábrica com atual capacidade de produção de 250 mil toneladas/ano começou a ser ampliada em abril de 2019. Ao final da obra, a unidade passará a ter uma capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas/ano de celulose solúvel.

A nova fábrica terá uma linha flexível projetada para produzir prioritariamente celulose solúvel e contará com o que há de melhor em termos de tecnologia. Entre as principais inovações está o conceito de biorrefinaria que reduz o desperdício e obtém valor em todos os fluxos potenciais, resultando em baixo consumo de água, baixa emissão e mínimo uso de combustíveis fósseis.

Quando o projeto de expansão for concluído, a capacidade de produção total da Bracell, considerando as operações da Bahia e São Paulo, passará para aproximadamente 2 milhões de toneladas de celulose solúvel por ano.

A celulose solúvel é um dos principais ingredientes usados ​​para criar uma ampla gama de produtos, desde têxteis, lenços de bebê e armações de óculos até embalagens de salsichas e produtos farmacêuticos, bem como produtos industriais como cabos de pneus de alto desempenho.

 

Esta publicação fala sobre
Para procurar por publicações similares, clique
nos temas acima ou nos textos listados ao lado.
Você também pode realizar uma pesquisa
no campo superior desta página.
Você pode ainda publicar seu comentário logo abaixo, assim como mandar sua sugestão por e-mail.


Sobre o site

Este projeto digital foi concebido para proporcionar a você uma nova experiência de leitura dentro do setor de celulose e papel. Produtos são sugeridos nas diversas telas de forma aleatória ou conforme o tipo de busca. Visite o Guia e experimente!

Institucional

Conheça aqui a rede de comunicação da ABTCP - Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel.

Contato

Entre em contato com a ABTCP, seja para anunciar, enviar sugestões ou tirar dúvidas sobre nossas publicações.

GUIA DE COMPRAS CELULOSE E PAPEL logo_abtcp_footer.png

Guia de Compras | ABTCP | 2011 Todos os direitos reservados