Voltar   

Valmet fornecerá planta para extração de lignina

Negócios e Mercado | Notícias | 18.03.2019




Valmet fornecerá planta piloto para projeto de extração de lignina na Klabin

A fim de realizar testes com os variados tipos de ligninas, a Klabin decidiu implementar uma planta piloto Valmet Lignoboost em seu centro de tecnologia em Monte Alegre, no Paraná

 A tecnologia de extração de lignina da Valmet, conhecida por LignoBoost, será pioneira na América do Sul, a ser utilizada no centro de tecnologia da Klabin em Monte Alegre, no Paraná. A previsão é que as operações se iniciem ainda este ano.

“A Valmet desenvolveu um conceito específico para a Klabin, o qual contempla a planta inteira dentro de um skid de estruturas metálicas. Este conceito foi desenvolvido após inúmeras reuniões técnicas, onde o time da Klabin esclareceu todas as suas necessidades. O conceito foi desenvolvido de tal maneira que a Valmet poderá comercializar, em um futuro próximo, o mesmo projeto da planta para diferentes clientes”, diz Felipe Rosa, gerente de vendas da Valmet.
A Klabin possui uma variedade de madeiras processadas em suas fábricas (eucalipto, pínus e diferentes espécies de ambos). Diferentes tipos de madeira geram diferentes tipos de licor negro que, por sua vez, produzem variados tipos de lignina.

"A Klabin é um empresa que tem forte atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, principalmente em seus produtos principais - madeira, celulose e papéis para embalagem, mas que tem aumentado a busca por novas rotas de tecnologia que utilizem os componentes da madeira na fabricação de produtos renováveis e sustentáveis, como por exemplo, a lignina - que hoje é separada no processo de produção de celulose e utilizada apenas para a geração de energia em nossas fábricas”, afirma Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio de Celulose da Klabin.

Esta lignina também pode ser uma base importante para a substituição de produtos químicos que tem origem fóssil. “Essa rota de pesquisa tem sido bastante explorada por nós, com trabalhos em laboratórios, mas agora precisaremos de volumes maiores de lignina para desenvolver testes de aplicação junto a alguns clientes. A Valmet é uma companhia com bastante tecnologia e experiência e se apresentou como a melhor opção para nos auxiliar a desenvolver esse novo estágio do processo de desenvolvimento, que contempla uma planta em escala piloto para extração de lignina e que será instalada junto ao nosso Centro de Tecnologia", explica Razzolini.

A tecnologia lançada em 2008 pela Valmet possui um conceito consolidado e com referências globais de sucesso nos Estados Unidos e na Finlândia.

Fonte: Valmet