Voltar   

Demanda pressiona o preço da madeira em pé em MG

ABTCP 2018 - Tecnologias dos Expositores | | 10.12.2018




Recuperação da demanda pressiona o preço da madeira em pé em Minas Gerais

 

Dados do Pöyry Radar mostram que os preços praticados no Estado subiram 3,5% e atingiram R$ 41,30 por m³, entre julho e setembro

 

O preço da madeira de processo com casca no Estado de Minas Gerais continua em alta e fechou setembro com valor médio de R$ 41,30 por m³, 3,5% acima do registrado no trimestre anterior. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) aumentou 0,7% e com alta acumulada de 3,3% nos últimos doze meses. Os dados integram o Radar, estudo que analisa dados de preços e custos da indústria de base florestal no Brasil, elaborado trimestralmente pela Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia.

 

“O polo siderúrgico de Minas Gerais, devido à recuperação do setor, tem puxado o aumento do preço do carvão vegetal neste ano, e, consequentemente, também o da madeira de processo na região”, explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil e coordenador do Radar. “Observamos ainda neste terceiro trimestre, a assinatura de novos contratos de venda de madeira com preços atrelados aos do carvão. Além disso, o mercado de celulose do Espírito Santo e na Bahia também tem influenciado a demanda por madeira de processo em Minas Gerais”, completa.