Voltar   

WestRock anuncia expansão de Fábrica de Papel

ABTCP 2018 - Tecnologias dos Expositores | | 05.11.2018




WestRock anuncia expansão de Fábrica de Papel em Três Barras (SC)

 

 

Campinas (SP), 05 de novembro de 2018 – A WestRock anuncia a aprovação do investimento de U$ 345 milhões para a ampliação de sua fábrica de papel, localizada em Três Barras (SC). O anúncio reflete o compromisso da WestRock com o Brasil.

 

A expansão faz parte do plano estratégico de longo prazo da empresa que visa ampliar o seu negócio integrado, que a partir do início do ano que vem, passa a contar com aumento significativo de sua capacidade de produção de papelão ondulado, quando as operações da nova unidade de Porto Feliz – SP (estado da arte em tecnologia, inovação e nível de serviço, frutos de investimento de mais de US$ 125 milhões, em 2018) estarão em sua capacidade total: mais de 400 milhões de metros quadrados de papelão ondulado ao ano. Além da nova unidade de Porto Feliz, a WestRock conta com mais três unidades de papelão ondulado: Blumenau (SC), Araçatuba (SP) e Pacajus (CE), estrategicamente localizadas para atender as demandas de seus clientes, onde quer que eles estejam. Com o investimento, a empresa também mira no mercado de papel kraft de alta performance, visando atender, de forma consistente, os clientes dos mercados doméstico e de exportação.

 

Com a ampliação, a Fábrica de Papel de Três Barras terá sua capacidade total de produção da linha de papéis de alta performance HyPerform® de cerca de 685k metric tons ao ano (750k short tons/ano), de um total anterior de cerca de 470k metric tons/ano (520k short tons/ano). Os papéis HyPerform® são produzidos a partir de fibras virgens de eucalipto e pinus, vindas das operações Florestais WestRock e oferecem resistência superior com gramaturas reduzidas, além de melhor uniformidade em perfis de gramatura, espessura e umidade, que juntos conferem ganhos de desempenho significativos no processo de produção.

 

“Esse novo aporte exigiu um planejamento de longo prazo e está totalmente relacionado aos investimentos anteriores que realizamos, como o de Porto Feliz, que visam, no final do dia, nada mais do que atender ao nosso propósito: impulsionar os negócios de nossos clientes com produtos e serviços únicos. Quando a expansão estiver operando, estabelecerá novos parâmetros em relação à eficiência e à produtividade, aliados sempre a entrega de produtos diferenciados, com a mais alta qualidade disponível no mercado” explica Jairo Lorenzatto, presidente da WestRock no Brasil.

 

Os investimentos anunciados em Três Barras serão direcionados, principalmente, para ampliação e otimização dos recursos industriais existentes, incluindo a instalação de novo pátio de madeira, ampliação das linhas de celulose, novas caldeiras de força de recuperação e ampliação das máquinas de papel, além da instalação de equipamentos de suporte a produção.

A expansão também reafirma o compromisso WestRock com a sustentabilidade. A partir das alterações e instalações previstas na ampliação, a fábrica de papel de Três Barras aumentará a eficiência de aproveitamento da madeira para geração de celulose, matéria prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente. Os investimentos também impactarão positivamente a eficiência energética, aumentando a autossuficiência da fábrica de 55% para 85%.

As obras da expansão iniciarão em fevereiro de 2019, com previsão de conclusão para março de 2021.


Fonte: WestRock