Voltar   

LWARCEL RECEBE RECOMENDAÇÃO PARA MANUTENÇÃO FSC

Notícias | Notícias | 09.04.2018




Nos dias 13 e 14 de março, a Lwarcel Celulose foi recomendada para a manutenção da certificação FSC® - _FOREST STEWARDSHIP COUNCIL_® de Cadeia de custódia (FSC-C007493), sendo auditada em três normas que sofreram revisões em 2017: a FSC-STD-40-004 V3-0, a FSC-STD-40-005 V3-1 e a FSC-STD-50-001 V2-0.

A certificação da cadeia de custódia, fornece os requisitos mínimos de gestão e produção dentro da organização, a fim de demonstrar que os materiais e produtos florestais que são comprados, rotulados e vendidos como certificados FSC® são originados de florestas bem manejadas e de outras fontes controladas, e que as declarações associadas são verdadeiras e precisas.

A auditora da Sysflor, Naiara Teodoro Zamin, que representa a certificadora SCS Global Services no Brasil, esteve na empresa para verificar as conformidades do processo produtivo de celulose, com foco no recebimento da madeira, atuação da área comercial, uso das marcas registradas do FSC® e expedição de celulose, treinamentos dos colaboradores e indicadores de saúde e segurança relativos a esse processo.

Esta foi a primeira auditoria realizada na Lwarcel após as mudanças recentes nas normas de certificação. No mês de abril, a empresa ainda será auditada na norma referente ao Manejo Florestal (FSC-C007879), para a qual são avaliados documentos, condição das operações de campo, cuidados ambientais e relacionamento com as comunidades do entorno das unidades de manejo florestal.

Na reunião de fechamento, a auditora destacou três fatores principais durante o processo que credenciaram a Lwarcel a receber a manutenção da certificação: a organização das informações, a agilidade na busca e a facilidade com que tais informações eram encontradas.

"O processo de auditoria foi facilitado, pois além do enorme engajamento e comprometimento das equipes para preparar e apresentar as informações e dados necessários, a empresa se mostrou amplamente estruturada e organizada. Inclusive, nas respostas às perguntas que fizemos sobre diversos itens. Em resumo, a Lwarcel mostrou que está tendo um bom desempenho no atendimento aos requisitos de cadeia de custódia", comentou Naiara T. Zamin.

De acordo com Rafhael Bussolo da Silva, Coordenador de Planejamento e Controle Florestal da Lwarcel, o resultado da auditoria foi muito positivo e comprova que "a empresa não vem somente cumprindo os padrões do FSC®, mas também procura sempre melhorar suas práticas, dentro do compromisso permanente com a melhoria contínua dos processos". O colaborador destacou ainda o comprometimento de toda a equipe direta e indiretamente envolvida para a obtenção do bom resultado.


Fonte: Lwarcel