Voltar   

Fibria compra 18% da empresa Spinnova

Negócios e Mercado | NOTICIA | 07.07.2017




A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, assinou contrato para aquisição de participação minoritária na empresa Spinnova, da Finlândia, estabelecendo uma parceria para desenvolvimento, produção e comercialização de materiais baseados em suas tecnologias.

A Spinnova é uma startup com foco no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e ambientalmente sustentáveis para a produção de matérias-primas para a indústria têxtil. Essas tecnologias utilizam fibras de madeira para a produção de fios e filamentos que podem substituir o algodão, a viscose e outros insumos na aplicação em tecidos e não tecidos.

A Fibria pagará 5 milhões de euros por 18% do capital da Spinnova. Conforme acordo de acionistas, a Fibria terá o direito de indicar um membro para o Conselho de Administração da Spinnova.

“Essa parceria reforça o posicionamento da Fibria para o desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado, que vão além do conceito de commodity e complementam nossa liderança global na produção de celulose de eucalipto. A aquisição de participação na Spinnova amplia nosso portfólio de investimentos em empresas que sejam capazes de contribuir com soluções para os problemas relacionados às mudanças climáticas e para uma economia de baixo carbono”, afirma o presidente da Fibria, Marcelo Castelli.

"A chegada da Fibria ajudará a Spinnova a expandir nossos negócios de forma mais rápida e melhorar significativamente a nossa competitividade global. Valorizamos muito essa parceria, que consideramos benéfica para ambos os lados, pois temos muitas sinergias estratégicas e compartilhamos uma visão comum. Estávamos procurando por novas oportunidades de negócios e ficamos impressionados com a capacidade da Fibria de trabalhar com uma startup de tecnologia como a nossa", diz o CEO e fundador da Spinnova, Janne Poranen,

A parceria com a Spinnova e sua plataforma tecnológica poderão permitir à Fibria, em linha com sua estratégia de novos negócios, desenvolver produtos para novas aplicações ao longo dos próximos anos.

“A parceria com a Spinnova está totalmente alinhada à estratégia da Fibria de agregar valor à sua base florestal. Essa aquisição de participação abre a oportunidade para nos posicionarmos em uma tecnologia inovadora e sustentável para a produção de têxteis”, afirma o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Fibria, Vinicius Nonino.

O acordo assinado entre a empresa brasileira e a finlandesa prevê o investimento conjunto da Fibria e da Spinnova no desenvolvimento de uma linha de produção piloto para teste da viabilidade das tecnologias desenvolvidas pela Spinnova e produção em escala pré-comercial. Caso o projeto atinja a fase comercial, as duas empresas poderão estabelecer uma joint-venture para produção e comercialização do produto.

"Essa parceria reforça o nosso atributo de inovação competitiva e nos coloca na vanguarda tecnológica da produção de fibras têxteis a partir da madeira”, finaliza o diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando Bertolucci. 

Fonte: Fibria