Voltar   

Fibria inaugura nova sede em Capão Bonito (SP)

Artigos Assinados | | 07.12.2016




A Fibria inaugurou sua nova sede em Capão Bonito (SP), município onde possui uma Unidade Florestal. Com forte presença no mercado global de produtos florestais, a novidade acompanha a estratégia de crescimento da companhia. O evento contou com a presença do diretor de Operações da Fibria, Aires Galhardo, da gerente-geral de Operações Florestais, Claudia Steiner, do prefeito Julio Fernando Galvão Dias, e de outras autoridades locais.
 
A transferência do escritório, até então localizado em uma das fazendas da Fibria, para um ponto estratégico no centro da cidade visa a facilitar a interação da empresa com seus públicos de relacionamento. 
 
Desenvolvimento social – A inauguração da nova sede em Capão Bonito reforça o compromisso da Fibria com o desenvolvimento da região. Mais próxima ao centro, possibilitará que os empregados utilizem o comércio local com mais frequência, pois diariamente farão suas refeições nos restaurantes da cidade, contribuindo assim, com a economia local. Além disso, para a adequação das instalações do novo prédio, foi priorizada a contratação de empresas da região.
 
A mudança traz, ainda, melhoria nas condições de trabalho da equipe Fibria. A nova sede foi pensada a partir do mais moderno conceito para escritórios corporativos, com ambiente moderno e funcional, priorizando a integração entre os empregados, em seus mais diversos níveis hierárquicos. O objetivo é promover a sinergia entre as equipes, motivando um ambiente colaborativo, no qual a criatividade e o relacionamento interpessoal devem fluir de forma mais natural.
 
“A Unidade Florestal de Capão Bonito é a mais produtiva da Fibria e sempre foi o berço de muitas iniciativas da companhia. Uma delas foi a obtenção da primeira certificação Florestal, o selo FSC - Forest Stewardship Council® (FSC®), em 2005. Uma equipe como essa, que agrega valor para o negócio, merece um ambiente mais moderno e que apoie o dia a dia de trabalho das operações, facilitando as interações”, afirma a gerente geral de Operações Florestais, Claudia Steiner.
 
Investimento social – A Fibria tem em sua estratégia de desenvolvimento social o objetivo de fomentar a geração de emprego e renda para melhorar a qualidade de vida das comunidades onde atua. Considerando os últimos dez anos, a Fibria já investiu R$ 18 milhões em projetos sociais para Capão Bonito e região, beneficiando mais de 400 famílias. 
 
Entre as iniciativas que nasceram em Capão Bonito está o Programa Colmeias – reconhecido como o melhor projeto privado de sustentabilidade do país pela Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) – que incentiva o fortalecimento da cadeia apícola. O programa, que nasceu em 2004, hoje se estende pelo Brasil, onde a Fibria possui operações e compartilha com a sociedade uma nova alternativa do uso da floresta de eucalipto.
 
Manejo Florestal – Presente em 23 municípios, a Unidade Florestal da Fibria, em Capão Bonito faz o manejo do eucalipto em 45 mil hectares. Outros 26 mil hectares são destinados à conservação da biodiversidade. O manejo florestal é realizado de forma a conciliar o cultivo de eucalipto com a conservação dos recursos naturais, às inovações tecnológicas e o respeito às comunidades.
 
O viveiro de mudas, que abastece a base florestal do Estado de São Paulo, também localizado em Capão Bonito, produz cerca de 16 milhões de mudas clonais por ano. Essas florestas abastecem a indústria de Jacareí (SP), que tem capacidade de produzir 1,1 milhão de toneladas anuais de celulose branqueada de eucalipto.
 
Meio Ambiente – Para garantir a conservação do meio ambiente e o equilíbrio do ecossistema, o Programa de Restauração Florestal da Fibria se tornou um dos maiores projetos de recuperação de biomas em curso no Brasil. Iniciado em 2011, a meta é de restaurar 30 mil hectares do bioma Mata Atlântica e 10 mil hectares do Cerrado, até 2025. No Vale do Paraíba e em Capão Bonito, já foram restaurados, em quatro anos, 2.425 hectares.
 
Além da Restauração Florestal, a Fibria realiza o Programa de Monitoramento de fauna e flora desde 2001, com o levantamento da vegetação e da fauna de todas as áreas de conservação, bem como indicadores do estado ambiental de cada uma. A presença de animais como a Onça Parda e o Tamanduá Bandeira atestam a boa qualidade do manejo florestal.

Fonte: Fibria