Voltar   

Tecnologia permite monitoramento de florestas

Tecnologias | NOTICIA | 04.10.2016




O desenvolvimento tecnológico é um dos fatores que contribuem para a liderança da Fibria no mercado de celulose de eucalipto, garantindo alta produtividade e excelência operacional. Um exemplo é a utilização de uma nova tecnologia na área Florestal da unidade da Fibria em Três Lagoas (MS), que integra dados do campo com equipamentos móveis por meio de um aplicativo, permitindo o acesso à base cartográfica e demais informações das florestas de eucalipto e das áreas de conservação da companhia.
 
Implantada a partir de 2016 na unidade Florestal em Três Lagoas, a ferramenta de geotecnologia, para tablets e smartphones, permite o acesso remoto e de forma simplificada e integrada a todas as informações sobre as áreas cultivadas pela Fibria. A grande vantagem é que o aplicativo trabalha de forma off-line, ou seja, sem uso de internet. 
 
O objetivo da tecnologia é facilitar o mapeamento dos dados de plantio, o compartilhamento de mapas, imagens e rotas para disponibilizar dados operacionais como panorama de plantio, colheita e ocorrências no campo. A visualização dos dados se dá por meio de um mapa georreferenciado, que inclui informações de coordenadas geográficas, no aparelho celular ou tablet, que podem ser utilizados por diferentes áreas da área Florestal. 
 
“Com essa iniciativa, avançamos em nossa estratégia de colocar tecnologia de ponta nas operações florestais, maximizando a competividade da Fibria e abrindo um universo de novas possibilidades e aplicações. Nesse caso especifico, podemos unificar informações do Sistema de Gestão Florestal (SGF) da Fibria em tempo real, ao permitir que o usuário utilize várias funcionalidades com auxílio do sinal GPS e ferramentas disponíveis no aplicativo, coletando informações das florestas e Áreas de Conservação da companhia”, afirma o gerente geral Florestal da Fibria no Mato Grosso do Sul, Tomás Balistiero.
 
Para o gerente de Colheita da Fibria, Rafael Azevedo, dentre os benefícios da utilização do aplicativo, o principal é que o profissional tem em campo a informação atualizada da base florestal, sem que tenha que se deslocar ao escritório mais próximo para obter dados sobre as operações, podendo antecipar as ações. 
 
“A informação chega de forma rápida e precisa, e pode ser atualizada diariamente a qualquer momento, de acordo com a necessidade de cada grupo de usuários. Os profissionais possuem as informações da base florestal da Fibria na palma das mãos, possibilitando melhoria contínua dentro de suas atividades”, diz Azevedo.

Fonte: Fibria