Voltar   

Começam a ser entregues melhorias no Porto de Pelotas

Negócios e Mercado | Notícias | 05.09.2016




A Celulose Riograndense apresentou à imprensa e à população de Pelotas, na quinta-feira (01/09), os novos equipamentos do Porto daquela cidade. Em parceria com a Sagres Agenciamentos Marítimos e com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), a empresa finalizou a construção do novo prédio operacional, da balança de pesagem da SPH e do Espaço de Apoio para Operações. As estruturas fazem parte de contrapartida do Contrato de Uso Temporário (CUT) que regulamenta o uso, pela Celulose Riograndense, de 23.500m² de área do Porto para instalação do Terminal de Toras de Madeira. Além dos investimentos no Porto Público, o projeto prevê a estrutura para o Terminal de Toras (TTP) e a revitalização da orla portuária.
O Diretor de Projetos da Celulose Riograndense, Otemar Alencastro, prevê que, com o início das operações no Porto de Pelotas, a empresa passará a ter, anualmente, uma movimentação no modal hidroviário de quase 3 milhões de toneladas de carga (1,2 milhão de toneladas de madeira transportadas de Pelotas a Guaíba + 1,7 milhão de toneladas de celulose de Guaíba até Rio Grande): “Estamos viabilizando um modal importantíssimo, que traz à cidade de Pelotas a sua vocação original”, salientou.
O chefe da divisão do Porto de Pelotas – DIPPEL, Cláudio Oliveira, falou da importância dos novos equipamentos, lembrando que a antiga balança já estava há 42 anos em operação: “Estas obras que estão sendo entregues são a garantia de funcionalidade do Porto neste novo momento. É a concretização de um sonho. O futuro do Porto de Pelotas começa hoje”.
Até novembro, também serão entregues a nova oficina mecânica e a nova sede para a Associação dos Servidores Hidroviários
 
As obras do Terminal de Toras estão em andamento e a previsão é de que até o final de setembro estejam concluídas. Serão executadas as seguintes ações no TTP:
- Preservação do patrimônio cultural, com a manutenção da fachada do prédio existente
- Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (para evitar raios)
- Benfeitorias no entorno público:
§  Arborização dos passeios
§  Muro de contenção sonora
§  Iluminação noturna
§  Recuperação do passeio público
- Benfeitorias internas no Terminal de Toras do Porto Público:
§  Duas novas balanças rodoviárias de última geração
§  Scanner para medição de volume de carga
§  Prédio para estrutura operacional e administrativa de apoio
§  Guarita de vigilância
§  Terraplenagem, nivelamento do terreno, pavimentação e arruamento
§  Reformas no Armazém A1
§  Reforma de cercas e muros
§  Sistema de drenagem pluvial
§  Sistema de água potável
§  Sistema de esgoto
·         Sistema elétrico e de dados
·         PPCI, com sistema de hidrantes

Na foto: Otemar Alencastro e Claudio Oliveira
Crédito da foto: Nauro Júnior

Fonte: Celulose Riograndense