Voltar   

Operação intuitiva e engenharia eficiente

Empresas | Empresas | 24.05.2016




Para satisfazer as crescentes demandas de automação, a Siemens desenvolveu ainda mais o seu sistema de controle de processo Simatic PCS 7 e lançou a Versão 8.2, a qual oferece uma série de novas funcionalidades para melhorar não somente a conveniência do usuário, como também o desempenho e a eficiência do sistema de controle de processo, por todo o ciclo de vida das plantas de processo – do planejamento à manutenção. Os engenheiros de planta também se beneficiarão das soluções de engenharia mais eficientes, enquanto os operadores acharão o sistema ainda mais conveniente na operação diária, devido à maior disponibilidade do sistema e menores custos de operação globais. 

Para permitir que os processos produtivos operem com a maior estabilidade e eficiência possíveis, a Versão 8.2 do Simatic PCS 7 oferece monitoramento confiável da planta individual ou em rede. Sistemas web podem agora ser operados e monitorados pela Intranet/Internet com o Simatic PCS 7, por exemplo. Para tanto, os operadores podem utilizar extensas possibilidades de configuração para acesso online individual e seguro, ao nível de operação e monitoramento de uma planta de produção, habilitando a implementação de benefícios tais como conceitos de salas de controle remotas.

A integração de terminais móveis no Simatic PCS 7 também foi estendida. Isto permite que informações, tais como características de produção, tendência ou funções de alarme, possam ser visualizadas a qualquer momento e a partir de qualquer local usando smartphones ou tablets – independente do sistema operacional sendo usado. 

O Simatic PDM (Process Device Manager ou Gerenciador de Dispositivo de Processo) suporta acesso a dispositivos de campo por toda a planta. Diagnósticos, manutenção, parametrização, configuração e comissionamento podem ser realizados por meio de terminais móveis com browsers padrão, bem como por qualquer computador interligado ao sistema. Ao habilitar a parametrização de dispositivos de campo, as soluções PDM auxiliam na melhoria da produtividade e eficiência da manutenção.

A nova versão do Simatic PCS 7 oferece aos operadores toda uma nova série de funções de busca e visualização: uma destas funções é o browser de ponto de medição, que acelera a busca seletiva por pontos de medição com informações relevantes da planta. A ferramenta ‘Operator Trend View’ (Visualização de Tendência pelo Operador) retrata a sequência do processo na forma de gráficos de tendência, possibilitando uma rápida visão geral, ajudando o operador a efetuar monitoramento da planta e controle de processo otimizados. A visualização em grupo identifica os pontos de medição existentes, tornando a operação mais rápida e mais intuitiva para o pessoal da planta.

A nova Matriz Lógica desempenha um papel chave na garantia de uma engenharia de planta eficiente. Ela permite a implementação eficiente de intertravamentos em uma planta de processo, em conformidade com o princípio de causa e efeito. A Matriz Lógica pode ser eficientemente processada, exportada ou importada com o Microsoft Excel. No Simatic PCS 7 versão 8.2, a engenharia de dados em massa também foi substancialmente estendida: por exemplo, a engenharia tecnológica com planos de função, sistema e layout e os documentos relevantes para os projetos Simatic PCS 7. Isto reduz substancialmente o trabalho envolvido na compilação da documentação PCS 7.

De modo a evitar picos de carga na fonte de alimentação, a nova versão do PCS 7 também oferece monitoramento integrado de todos os dados de consumo de energia relevantes para toda a planta.

As funções de gerenciamento de carga para controlar cargas tais como acionamentos de motores, são parte integrante de uma biblioteca tecnológica e podem ser facilmente implementadas. Isto suporta a operação da planta dentro das condições de fornecimento de energia contratualmente contratada, e permite a otimização seletiva do consumo de energia.

Para conceitos de fontes de alimentação em 24 volts, existe uma nova biblioteca contendo módulos e faceplates para a integração direta de fontes de alimentação Sitop no Simatic PCS 7. São disponibilizados através do faceplate na tela do operador dados operacionais, diagnósticos e mensagens, tudo integrado com o sistema de manutenção do Simatic PCS 7.

Para assegurar que o sistema de controle de processo irá sempre permanecer à frente dos últimos desenvolvimentos tecnológicos, a Siemens oferece o Software Update Service – SUS (Sistema de Atualização de Software) para o Simatic PCS 7. Isto também inclui suporte a novos sistemas operacionais como o Microsoft Windows 10 e Server 2012 para PCS 7 V8.2.

Fonte: Siemens