Voltar   

Eldorado Brasil anuncia lucro de R$ 280,6 milhões

Artigos Assinados | | 28.01.2016




 A Eldorado Brasil, controlada pelo Grupo J&F, encerrou 2015 consolidando sua posição de liderança no mercado global de celulose. A companhia teve lucro líquido de R$ 280,6 milhões, em comparação ao prejuízo de R$ 419 milhões no ano anterior. Além disso, a empresa alcançou um EBITDA (Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) de R$ 1,9 bilhão, com margem EBITDA de 58%.

“O ano de 2015 representa um marco na trajetória de sucesso da Eldorado, consolidando sua posição de “Empresa de Classe Mundial” e combinando nossos pilares de competitividade, inovação, sustentabilidade e valorização de pessoas”, afirma José Carlos Grubisich, presidente da Eldorado Brasil.

Já no quarto trimestre, a Eldorado continuou melhorando seu desempenho em relação aos trimestres anteriores e atingiu margem EBITDA de 75%, a maior do setor nos últimos 25 anos, segundo dados da agência Bloomberg.

O bom desempenho operacional refletiu positivamente na geração de caixa, o que possibilitou a redução da alavancagem, saindo de 7,9x no último trimestre de 2014 para 3,7x (índice de Dívida Líquida / EBITDA) no encerramento de 2015.

“Todas as iniciativas de produtividade e competitividade permitiram um aumento significativo da geração de caixa da empresa, que resultou na redução expressiva da alavancagem”, explica Grubisich.

O forte crescimento da demanda internacional por celulose branqueada de fibra curta também beneficiou a companhia, que vendeu 1.562 mil toneladas em 2015.

A Ásia, notadamente a China, foi o principal destino de exportação da celulose da Eldorado, 43% do volume de venda total, seguida por Europa (32%), América do Norte (11%) e América Latina (14%). O segmento de papéis tissue (para conforto e higiene pessoal) e imprimir e escrever foram as principais aplicações para a celulose da companhia com, respectivamente, 43% e 28% das vendas.


 “Nossa estratégia comercial é bem sucedida. A relação direta com a nossa clientela, o portfolio diversificado de clientes e o foco em parceiros com alto potencial de crescimento, principalmente no segmento de tissue, permitiu chegarmos a um faturamento bruto de R$ 3,8 bilhões”, diz Grubisich.

Para melhorar o escoamento da mercadoria, a Eldorado inaugurou em junho passado um Terminal Portuário próprio em Santos (SP). O terminal reforça o propósito da empresa em ser líder no mercado global de celulose e vai gerar uma economia anual de R$ 80 milhões em custos logísticos. Parte deste incremento de eficiência já foi percebido nos resultados do segundo semestre de 2015.

Fonte: Eldorado Brasil