Voltar   

Mercado de Papel requer avaliações estratégicas

Artigos Assinados | | 28.01.2016




A indústria de papel gráfico e de papel jornal ainda não se recuperou da recessão de 2001 e 2002. A Europa, por exemplo, perdeu mais de 20% da capacidade de produção de papel, entre 2008 e 2014, e nos primeiros meses de 2015 novas paralisações de fábricas foram registradas, que equivalem a 650 mil toneladas a menos de capacidade anual. Apesar destas significativas reduções, há excesso de produção no mercado e os preços do papel gráfico não revestido atingiram um mínimo histórico de cerca de US$ 520 por tonelada.
 
A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, prevê ainda novas reduções de demanda por papel, na ordem de 3 milhões de toneladas até 2025, o que representará um profundo corte para a indústria.
 
Diante desse cenário, agentes do setor esperam que as reduções de capacidade ajudem a estabilizar os preços, mas a questão é se o fechamento de plantas menos competitivas irá trazer alívio ou é uma necessária consolidação estratégica de mercado.
 
Para a Pöyry, o fechamento das plantas menos competitivas de papéis gráficos pode deteriorar ainda mais o mercado. Por outro lado, “fechamentos estratégicos” de capacidades, situadas em posições intermediárias na curva de competitividade, ajudariam a estabilizar e até aumentar os preços do papel.
 
O encerramento de plantas é a última opção, mas a situação atual exige que algumas saiam do mercado. No entanto, análises realizadas pela Pöyry demonstram que não são as menos competitivas que devem sair. O cenário de “fechamento estratégico” de plantas posicionadas entre as mais competitivas e as menos competitivas, ou seja, no “meio de campo” (ou midfield, pelo termo em inglês), são mais favoráveis para a construção de um cenário de incremento de preços do papel e de melhores margens aos fabricantes.
 
“O desenvolvimento do setor de papéis gráficos requer uma avaliação estratégica. A Pöyry demonstra que é possível mudar os preços do papel moldando a curva de oferta das plantas. Esse cenário exigiria uma consolidação do mercado, com aquisições estratégicas. Caso isto não ocorra, os preços de papéis gráficos continuarão a declinar”, explica Manoel Neves, gerente de Estudos Econômicos da Pöyry.
 
Segundo ele, a análise inclui uma visão das circunstâncias futuras de mercado e a contabilização, dentro da curva de oferta, do desempenho de cada uma das máquinas de papel das plantas. Assim, é possível detectar quais plantas devem ser selecionadas para o fechamento e obter o impacto na estratégia global da empresa, bem como nos requisitos de fluxo de caixa.

Fonte: Pöyry