Voltar   

VOITH ADQUIRE 25,1% DA KUKA

Notícias | Notícias | 18.12.2014




A Voith GmbH acaba de comunicar a aquisição de 25,1% das ações com direito a voto na empresa KUKA AG. A operação foi realizada por meio de ações e instrumentos financeiros, e ainda está sujeita à aprovação das autoridades antitruste. A maioria das ações foi adquirida da Grenzabach, uma acionista que detinha uma participação majoritária na empresa. As partes concordaram em manter sigilo sobre as condições e detalhes da transação.

Sediado em Augsburg, na Alemanha, o Grupo KUKA é um dos maiores fornecedores mundiais de robôs, além de soluções e sistemas automatizados de produção.  Os principais clientes da KUKA AG atuam na indústria automotiva. Entretanto, com o know-how adquirido pelo Grupo KUKA ao longo de mais de 30 anos de atuação no setor automotivo, a empresa também vem desenvolvendo soluções de automação inovadoras para outros setores, como a área de tecnologia médica e a indústria aeroespacial.  A empresa tem apresentado crescimento sólido e lucrativo em anos recentes. Em 2013, as vendas consolidadas da KUKA atingiram 1,8 bilhão de euros, com lucro operacional (EBIT) de aproximadamente 120 milhões de euros.

Para a Voith, a participação na KUKA AG representa um investimento estratégico. A informatização e a automação trarão mudanças profundas aos processos industriais de produção nos próximos anos.  Os robôs se tornarão o principal componente das indústrias informatizadas do futuro e, consequentemente, da megatendência da "Indústria 4.0".

O Presidente e CEO da Voith, Dr. Hubert Lienhard, declarou que "a KUKA AG está focada nas áreas de mecânica, eletrônica, sistemas de sensores e software e, com o seu know-how altamente especializado em automação, está excepcionalmente bem posicionada para atender às demandas da ‘Indústria 4.0’. Assim, esta participação representa para nós um investimento ideal, voltado para o futuro. A Voith apoia a estratégia comprovada da KUKA e confia nas pessoas que vêm desempenhando um papel fundamental em seu excepcional desenvolvimento ao longo dos últimos anos. Com esta participação de 25,1% na KUKA AG, temos a intenção de nos consolidarmos como um acionista majoritário estável no longo prazo. Daremos o nosso apoio à KUKA e a seus colaboradores com um espírito de parceria".

A Voith define padrões nos mercados da energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a Voith é atualmente uma das maiores empresas familiares da Europa, com mais de 43.000 colaboradores, 5,7 bilhões de euros de volume de vendas e filiais em mais de 50 países em todo o mundo.