Voltar   

Pöyry completa 40 anos de atuação no Brasil

Notícias | Notícias | 25.07.2014




Pöyry completa 40 anos de atuação no Brasil

Multinacional finlandesa consolidou-se como referência na prestação de serviços de consultoria e engenharia para diversos segmentos da indústria


A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, comemora 40 anos de história no Brasil em 2014, com atuação em diversos empreendimentos e projetos, que devem fazer deste um ano especial em sua trajetória já bem-sucedida no mercado brasileiro.

“Embora este seja um ano de menor crescimento da economia brasileira, a Pöyry vem consolidando sua posição estratégica junto a alguns setores e grandes empresas, atuando em importantes projetos nas áreas de celulose e papel, mineração e metalurgia e químicos e biorrefinaria”, afirma Marcelo Cordaro, presidente da Pöyry no Brasil. Ele destaca que a companhia vem expandindo sua atuação na América Latina, onde reestruturou sua operação com o objetivo de crescer e se aproximar mais dos clientes na região, tendo o Brasil como centro das operações das unidades do Chile e Peru.

Sua atuação, focada no início no setor de celulose e papel, se ampliou para seis áreas de negócios no Brasil – Energia, Consultoria Técnica e Estratégica, Papel e Celulose, Mineração e Metalurgia, Químicos e Biorrefinaria e Infraestrutura -, onde sua performance tem sido marcada pela expertise em várias áreas industriais, sendo referência na prestação de serviços de consultoria e engenharia.

No setor de celulose e papel, a Pöyry se consolidou como líder na prestação de serviços de consultoria e engenharia, tendo participado da implantação de novas unidades industriais e expansão de grandes empresas, como Eldorado, Fibria, Klabin, MWV Rigesa, Suzano, Veracel, entre outros. Nos últimos cinco anos, licenciou mais de 15 milhões de toneladas de celulose, praticamente a totalidade da produção nacional.

Na divisão global de Energia da Pöyry, o Brasil está entre as prioridades da companhia, que é uma das líderes mundiais no fornecimento de serviços de engenharia e gerenciamento de projetos do setor. O Grupo se preparou para crescer no mercado local utilizando seu know-how e resultados reconhecidos na implantação de projetos que englobam todo o ciclo de vida de um investimento, o que inclui consultoria estratégica e de negócios, serviços de engenharia, gerenciamento de empreendimentos e suporte durante a operação.

A subsidiária brasileira ampliou ainda sua atuação para as áreas de mineração e metalurgia desde 2012, com crescimento em torno de 30% ao ano, e vem trabalhando para ampliar também a presença nas áreas de químicos e de biorrefinaria, explorando especialmente o potencial do etanol de segunda geração, onde é uma da poucas empresas que têm desenvolvido projetos para o setor.

Já na área de consultoria, a Pöyry realiza estudos de mercado, de competitividade, logística de distribuição de produtos, matérias-primas e insumos, localização de empreendimentos, estimativas de investimento, estudos de viabilidade técnica e econômica e de sustentabilidade, além de fazer avaliações econômicas e patrimoniais de empresas. A área de Consultoria vem crescendo no mercado brasileiro em função de seus resultados, que têm superado as expectativas em diversos setores.


Início das operações

A Pöyry começou a operar no Brasil em 1974, inicialmente com participação de 40% como sócia investidora de uma empresa nacional, com atuação em dois grandes projetos na área florestal na ocasião: o de reformas de instalações e implantação da MP 7 na Klabin, no Paraná, e a construção da fábrica da Aracruz Celulose, no Espírito Santo.  Em 1999, a companhia se integrou totalmente ao Grupo Pöyry, com capital 100% finlandês, por meio da atual Pöyry Tecnologia Ltda.

Em 2013, a Pöyry obteve um faturamento global de 650 milhões de euros. “Somos uma multinacional, porém com forte caráter local, o que reforça nossas raízes brasileiras com o desenvolvimento de talentos e uma equipe de engenharia e consultoria autossuficiente, altamente qualificada e diversificada para os vários setores em que atuamos no Brasil”, acrescenta Marcelo Cordaro.

Fonte: Pöyry