Voltar   

Indústria é a favor de Integração externa

Notícias | Notícias | 18.07.2014




Em Documento de Posição, Federação pontua ações necessárias para o Brasil impulsionar sua inserção comercial no mundo

Quase um ano após lançar a “Agenda de Integração Externa”, na qual a entidade sintetizou os assuntos de maior relevância para a integração econômica internacional brasileira, o Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) volta ao tema, definindo propostas concretas que auxiliem a inserção da indústria brasileira no mundo.

Segundo as “Propostas de Integração Externa da Indústria”, a agenda externa deve ser vista como parte integral do desenvolvimento econômico, pois contribui para o aumento das exportações e investimentos e melhora a competitividade, por meio do acesso à tecnologia e à inovação de padrão internacional.

Outro aspecto destacado no documento da FIESP é a tendência de negociação de “mega-acordos” comerciais, que tendem a tornar mais rígidas as normas vigentes no comércio internacional e consequentemente afetarão a indústria brasileira. Por isso, é necessário que o Brasil participe ativamente da formulação destas regras.

“As principais nações estão em busca de novos acordos e isso irá alterar de forma significativa o cenário do comércio internacional. O Trans-pacific Partnership (TPP) e o Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP) estão aí para comprovar essa movimentação”, alerta o diretor do Derex, Thomaz Zanotto. “Quando bem planejadas e negociadas, a abertura e integração econômica trazem mais investimentos, comércio, tecnologia e riqueza ao pais. Permanecer à margem desse processo não pode ser uma opção para o Brasil.”

Para acessar na íntegra o “Documento de Posição – Propostas de Integração Externa da Indústria”, clique aqui.