Voltar   

Testes comprovam a eficiência dos lubrificantes Mobil™

Tecnologias | Notícias | 22.06.2023




Testes comprovam a eficiência dos lubrificantes Mobil™ na indústria de papel e celulose

Uso de produtos corretos promovem economia, eficiência e diversas outras melhorias para o setor

Na indústria de papel e celulose, eficiência é essencial para ser competitivo. O equipamento precisa funcionar de forma contínua e eficiente para não perder tempo e dinheiro. Os lubrificantes industriais Mobil™ são adequados para ambientes adversos, encontrados nesta indústria. Diversos testes comprovam a performance e benefícios dos produtos.

Alguns dos lubrificantes Mobil™ foram testados. Abaixo, os resultados destes produtos quando colocados em ação. Confira!

Mobilgrease™ XTC

Até meados de 2003, todos os acoplamentos da fábrica de papel e celulose eram lubrificados com uma graxa de lítio convencional, de múltipla aplicação. Porém, um levantamento revelou a oportunidade de otimização da lubrificação para redução no número de trocas dos componentes internos dos acoplamentos.

Diante desse cenário, os engenheiros da marca Mobil™ recomendaram a substituição da graxa convencional pela Mobilgrease™ XTC, em todos os acoplamentos lubrificados de uma fábrica, localizada em Suzano, na região metropolitana de São Paulo. A mudança reduziu significativamente o índice anual de quebra, foi capaz de aumentar o intervalo entre relubrificações e eliminar a necessidade de abertura dos acoplamentos, reduzindo a interação homem-máquina. Além disso, a despesa média anual com acoplamentos nos anos seguintes à substituição para a Mobilgrease™ XTC, quando comparada com anos anteriores, mostrou uma economia de 143 mil reais por ano.

Mobilith SHC™ 460

Dessa vez, a situação era com 24 eixos cardans de acionamento, em quatro máquinas de papel lubrificadas com graxa de lítio convencional, de múltipla aplicação, com intervalo de relubrificação quinzenal e elevada temperatura nas cruzetas e conjuntos deslizantes.

Os engenheiros da marca Mobil™ recomendaram a substituição da graxa convencional de lítio pela Mobilith SHC™ 460. Após a migração, o intervalo de relubrificação foi ampliado de 15 para 30 dias, com redução na temperatura operacional das cruzetas e conjuntos deslizantes e menor detecção de folga nesses conjuntos. O novo produto ajudou a empresa de papel e celulose a reduzir o número de interação homem-máquina na relubrificação dos eixos, reduzir o consumo de graxa e aumentar a confiabilidade operacional.

Mobil SHC™ 629

Em uma empresa, os sistemas centralizados das calandras (máquinas usadas para dobrar chapas em forma de cilindros) duas máquinas de papel utilizavam óleo mineral convencional ISO VG 150, com capacidade instalada de 400 litros em uma máquina e 800 litros em outra. Isso demandava trocas a cada três meses devido à formação de borra e verniz da temperatura elevada das calandras. Para mudar a situação, os engenheiros recomendaram o uso do lubrificante Mobil SHC™ 629 para aumentar a vida útil em serviço, evitar as trocas constante e mitigar os desgastes. Após 8 anos da substituição, nenhuma troca de carga foi necessária nas duas calandras. Mais de 60 trocas de cargas foram evitadas nesse período e a formação de borra e verniz foi mitigada.

Além disso, mais de 960 horas de interação homem-máquina foram evitadas, gerando uma economia de 106 mil reais, a partir da redução no consumo de lubrificante e hora homem para a troca das cargas.

As evidências comprovam que utilizar o produto certo faz toda a diferença para a indústria. Por isso, a marca de lubrificantes Mobil™ trabalha constantemente para oferecer lubrificantes que garantam rentabilidade, eficiência e sustentabilidade aos negócios.