Voltar   

Voith e Meri garantem significativas economias de água

Notícias | Notícias | 04.04.2023




Competências combinadas da Voith e Meri garantem significativas economias de água na produção de papel

 

·         Com muitos anos de experiência, profundo know-how e soluções líderes de mercado, Voith e Meri oferecem portfólio perfeitamente integrado

·         Soluções personalizadas de gestão de água, lodo e resíduos já melhoraram a lucratividade e sustentabilidade de diversos clientes no mundo todo

·         Sistema de gestão de água AquaLine já é amplamente usado no mercado

 

HEIDENHEIM. Alemanha. O uso eficiente da água como recurso é uma alavanca fundamental para a produção sustentável de papel. Dessa maneira, a demanda de fabricantes de papel por soluções de economia de água vem aumentando a passos largos no mundo inteiro. Para ajudar os fabricantes de papel a garantir a sua competitividade futura, a Voith e sua subsidiária Meri vêm desenvolvendo inovações feitas sob medida nas áreas de gestão de água, lodo e resíduos há mais de 25 anos. A parceria entre as empresas é marcada pela perfeita integração do portfólio de produtos, a estreita coordenação em todas as fases dos projetos e um longo histórico de sistemas fornecidos com sucesso. Como explica Axel Gommel, gerente global de produtos de Fiber Systems da Voith Paper: "Ao longo dos anos, desenvolvemos um know-how de processos único. Esse conhecimento combinado com as tecnologias de alta eficiência da Voith nos permite oferecer aos nossos clientes um portfólio completo de soluções para as papeleiras que buscam alcançar o próximo nível na área de sustentabilidade."

 

Trabalhando em estreita parceria, os especialistas da Voith e da Meri fornecem tanto sistemas de tratamento e condicionamento de água limpa como limpeza interna de circuitos de água de processo. Além de maquinário de processamento e descarte, o portfólio integrado das empresas inclui o tratamento primário, secundário e terciário de efluentes por meio de estágios químicos e físicos. Esses tratamentos são então combinados com processos biológicos anaeróbicos e aeróbicos, bem como o tratamento de lodo. Os clientes também se beneficiam significativamente dos balanços de água e efluentes da Voith e da Meri. Além disso, a Meri oferece soluções otimizadas para as diferentes etapas do processo de recuperação de rejeitos, como transporte, manuseio, acondicionamento e o aproveitamento da energia dos resíduos (waste-to-energy).

 

Além do portfólio de produtos integrado e da estreita parceria, a presença global também é um fator essencial para o sucesso das empresas, como comenta Henning Laubrock, diretor de vendas e tecnologia da Meri: "As sinergias entre a Voith e a Meri garantem uma excelente presença e posicionamento internacional". Nos últimos 20 anos, a Voith equipou mais de 110 sistemas de preparação de massa de OCC, o que representa uma capacidade total de produção de mais de 40 milhões de toneladas anuais. A Meri, por sua vez, já forneceu mais de 5.000 instalações, além de mais de 300 subsistemas. Com a inauguração de outra unidade em Kunshan, na China, a Meri fortalece sua presença na região da APAC para fornecer sistemas eficientes de gestão tanto de efluentes como de água, lodo e rejeitos (WSR) para clientes da China e outros países da região.

 

De acordo com Laubrock, um marco na parceria entre a Voith e a Meri foi o desenvolvimento conjunto do sistema sustentável de gestão de água AquaLine. Desde o seu lançamento oficial, em 2021, as variantes desse sistema (AquaLine, AquaLine Flex e AquaLine Zero) já estão em operação em diversos grandes produtores de papel-embalagem. O fabricante norte-americano Green Bay Packaging, por exemplo, instalou a variante AquaLine Flex em sua PM 4, em Wisconsin. Equipado com um "rim biológico", esse sistema permite tratar a água de processo e retornar a água purificada para o processo de produção. Isso reduz o volume de efluentes para até 3,5 litros por quilo de papel produzido. Para fins de comparação, com uma produção 621 mil toneladas por ano e uma velocidade de operação de 1.200 m/min, a Green Bay Packaging economiza 2.271 m³ de água fresca por dia. Valores de processo e economias comparáveis também podem ser vistos na fábrica da papeleira turca Kipaş Kağıt, que fez o start-up do seu sistema em meados de 2022. Nesse caso, além de gerar cerca de 90 MW de eletricidade usando o biogás produzido na estação de tratamento anaeróbico fornecida pela Meri, a Kipaş Kağıt também retorna o efluente purificado diretamente para a rede pública.

 

Axel Gommel resume a solução: "O sistema de gestão de água AquaLine Flex é o que existe de mais avançado para fábricas de papel-embalagem". Dependendo das condições de produção, algumas fábricas podem até mesmo instalar a variante AquaLine Zero, uma solução tecnologicamente sofisticada que opera como um circuito de água fechado, o que permite reduzir os efluentes a zero". A Voith continua a desenvolver diferentes variantes para que os circuitos de água fechados se tornem cada vez mais comuns em todo o setor papeleiro. Além disso, no âmbito do programa de sustentabilidade 'Papermaking for Life' da Voith, a empresa também vem desenvolvendo soluções inovadoras para reduzir significativamente o consumo de água limpa na produção de papel.

 Fonte: Voith