Voltar   

Melhoramentos tem aumento de 105% no lucro operacional

Artigos Assinados | Notícias | 31.03.2023




Melhoramentos tem aumento de 105% no lucro operacional de 2022 e EBITDA positivo  

   

O balanço que acaba de ser divulgado mostra a consolidação operacional da empresa, com aumento de 39% no faturamento em 2022 e desempenho positivo das áreas de negócios  


Após três anos do início do seu reposicionamento estratégico, a Melhoramentos - companhia de capital aberto que controla empresas do setor editorial, negócios de base florestal renovável e imobiliário -- aponta em seu balanço de 2022 aumento de 39% na receita líquida (R$ 201 milhões) em relação às receitas registradas em 2021. Apesar de todos os desafios macroeconômicos globais do último ano, a empresa manteve sua trajetória de recuperação de resultados, relatando lucro operacional de 105% no comparativo entre os anos e apresentando EBITDA positivo de R$ 12 milhões no período. 
 

"Os resultados mostram a consolidação operacional como resultado da estratégia implementada nos últimos anos, praticamente dobrando nosso faturamento de 2020 para 2022 e obtendo patamar bastante superior ao período pré-pandemia, evidenciando a recuperação progressiva de todas as unidades de negócios da companhia", afirma a COO da Melhoramentos, Carolina Alcoforado. 
 

Entre as unidades de negócios da empresa, a Florestal foi a que apresentou o melhor desempenho no período, com o aumento na receita líquida de 45%, comparado com o ano de 2021. 
 

O bom resultado, segundo explica a executiva, deve-se aos investimentos realizados nas operações para otimização da linha de fibras de alto rendimento, além da venda de madeira excedente, também significativa para o desempenho positivo da unidade. 
 

A Editora Melhoramentos voltou a registrar resultados positivos. Na comparação com 2021, a unidade alcançou aumento de 26% no faturamento frente ao acumulado 2021, contribuindo para os resultados positivos do grupo. Os principais fatores desse crescimento foram o reforço da presença no e-commerce e retomada do crescimento no segmento escolar.  
 

A unidade de Desenvolvimento Imobiliário, com projetos em expansão, manteve sua receita muito próxima à registrada no mesmo período do ano anterior, com importante lançamento da primeira fase de um projeto imobiliário residencial na região metropolitana de São Paulo. Com um landbank relevante, os estudos e projetos que estão em andamento devem agregar ainda mais valor à empresa. 
 

"Estamos cientes de que o trabalho iniciado em 2020 e que começa a render frutos ainda tem uma evolução a seguir. Para 2023, a expectativa é consolidar essa recuperação, de forma responsável e sustentável, por todas as nossas áreas de negócios. Isso tudo sempre com o compromisso de trazer junto e reconhecer nossos colaboradores, nossos parceiros e as comunidades onde estamos presentes. Dessa forma, pretendemos crescer e preservar nosso legado de 132 anos, alinhado com o nosso propósito de fazer crescer para melhorar o amanhã", conclui o CEO da Melhoramentos, Rafael Gibini.