Voltar   

Dexco apoia hub de inovação AgTech Garage

Empresas | Notícias | 01.02.2023




AgTech Garage: protagonismo impulsiona DEXCO em inovações florestais

 

Companhia amplia sua atuação e passa a ser Innovation Partner do hub de inovação para fomentar novos negócios e o desenvolvimento tecnológico do cultivo de florestas


Crédito: Dexco/divulgação

São Paulo, janeiro de 2023 — A Dexco, dona das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, inicia o ano dando um salto como parceira protagonista de inovação do AgTech Garage - maior hub de inovação no agronegócio da América Latina e parte do network PwC, passando da categoria de Ecosystem Partner para a de Inovation Partner do hub.

Ao expandir sua colaboração com o ecossistema de inovação brasileiro, a companhia passa a fazer parte de um seleto grupo de empresas que estão liderando disrupções que geram valor ao agronegócio e incentivando mentes criativas a encontrarem soluções para tornar o setor cada vez mais sustentável e competitivo.

 

De acordo com Jonas Salvador, gerente de desenvolvimento florestal da Dexco, desde outubro de 2021, a empresa realiza buscas ativas de parceiros dentro do hub para trabalhar com inovação aberta de forma mais profunda na área florestal -- base para sua unidade de negócios madeira, responsável por mais de 60% do resultado da companhia. No médio prazo, as iniciativas devem levar a Dexco ao desenvolvimento de novos produtos a partir de madeira, à transformação digital para a floresta 4.0 e à mecanização e automação de operações florestais.

 

"O upgrade na parceria passa a valer a partir deste mês de janeiro, e estamos empolgados para envolver profissionais de todas as áreas da companhia, bem como parceiros. No último ano desenvolvemos seis projetos piloto com startups por meio do hub e o objetivo de 2023 é acelerar o período de buscas por soluções e engajar ainda mais as equipes para ampliar as capturas dos projetos de inovação", conta Salvador.

 

Inovações que vêm da floresta

Segundo Lucas Machado Rodrigues, gerente de competitividade e inovação em madeira da Dexco, uma co-criação promissora com uma startup do hub foi o início do desenvolvimento de engenharia para controle mecanizado de brotação de eucalipto, que visa melhorar a qualidade, custo e segurança desta operação e vai ao encontro da jornada de transformação tecnológica do Agro nacional.

 

Outra iniciativa, que está em desenvolvimento junto a mais uma startup parceira do AgTech Garage, é a caracterização em tempo real da madeira para o processo industrial, ao capturar dados como umidade, densidade, entre outros. "Queremos ter um domínio maior e, por que não, total, da qualidade de nossa principal matéria-prima que vai para a fábrica", conta Salvador.

 

A busca por novidades é intensa. Nos últimos seis meses, a Dexco também realizou provas de conceito junto a duas startups para validar formas alternativas de medições meteorológicas a partir de equipamentos de alta tecnologia e conectividade que minimizam a dependência humana. O objetivo é garantir uma captura e registro mais eficiente de dados climáticos como pluviosidade, umidade do ar e intensidade solar para aprimorar seus modelos de crescimento de florestas.

 

Por fim, uma quarta iniciativa está ajudando a empresa a integrar e fazer o tratamento inteligente de todos esses dados. "Queremos usar os dados a nosso favor. Buscamos otimizar a aplicação de fertilizantes em áreas onde nossos modelos indicam limitações de produtividade em decorrência de pluviosidade inferior. Estamos acelerando as ações que nos levam a ocupar uma posição entre as melhores empresas do mundo em produtos florestais", diz Machado.

 

Outra grande ambição com a parceria é demonstrar ao ecossistema de inovação que o agro nacional vai além do fornecimento de soluções para alimentação e energia, ao se destacar também como provedor de soluções para os ambientes em que vivemos, trabalhamos e confraternizamos. "O agro também é design, elegância, acabamento, enfim, é viver ambientes", completa Lucas.

 

José Tomé, Líder AgTech Garage e sócio PwC Brasil, comemora a chegada da Dexco como Innovation Partner. "O fato de a Dexco ter investido para se tornar um parceiro tão relevante na comunidade AgTech Garage demonstra o nível estratégico que o setor florestal tem dado à inovação aberta. Ficamos muito contentes em ser o parceiro de escolha para colaborar nessa jornada", diz.

 

Com a mudança de categoria, a Dexco contará com um novo espaço na sede do AgTech Garage, em Piracicaba/SP, onde seus colaboradores, parceiros e convidados poderão interagir com toda a comunidade empreendedora e vivenciar na prática como o Agro pode ser traduzido em "soluções para melhor viver".