Voltar   

Voith segue em trajetória de crescimento sustentável

Notícias | Notícias | 15.12.2022




Voith segue em trajetória de crescimento sustentável

 

·         Pedidos recebidos superam valor do ano fiscal passado e pedidos em carteira batem recorde

·         Aumento de 15% nas vendas do Grupo aumentam significativamente o EBIT e o lucro líquido no ano fiscal de 2021/22

·         CEO Dr. Toralf Haag: "Nosso foco em tecnologias sustentáveis segue dando bons resultados. Mais uma vez comprovamos a resiliência do nosso modelo de negócios."

·         Perspectivas para 2022/23: vendas e lucros continuarão a crescer, apesar da deterioração na economia mundial

 

HEIDENHEIM, Alemanha. O Grupo Voith obteve um bom desempenho no ano fiscal de 2021/22 (encerrado em 30 de setembro), comprovando sua solidez operacional e financeira. Os pedidos recebidos pelo Grupo superaram os já elevados valores do ano fiscal passado. As vendas, o resultado operacional e o lucro líquido da empresa apresentaram crescimento significativo. Tanto a ampla diversificação setorial e geográfica da empresa como a sólida posição de mercado das três Divisões do Grupo e de suas cadeias de suprimentos regionais foram fundamentais para esse desempenho. Mesmo em um ambiente econômico desfavorável, a posição financeira robusta da Voith lhe permite fazer aquisições e expressivos investimentos no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para explorar novas áreas estratégicas de crescimento.

 

Ao comentar o desempenho do ano fiscal de 2021/22, o presidente e CEO do Grupo Voith, Dr. Toralf Haag, destaca: "A Voith manteve seu crescimento lucrativo, mesmo sob condições difíceis. Com isso, não apenas demonstramos que nosso foco estratégico em tecnologias sustentáveis está dando bons resultados. Mais do que isso, comprovamos mais uma vez a resiliência do nosso modelo de negócio. Mesmo em um ambiente econômico que deverá continuar difícil no curto prazo, estamos em uma situação favorável para seguir nossa trajetória de crescimento sustentável e sair mais fortes destes tempos de crise".     

 

Indicadores de desempenho financeiro de 2021/22: maior lucratividade

Os principais indicadores de desempenho do Grupo Voith apresentaram melhora no ano fiscal de 2021/22. Esse resultado também foi favorecido por recentes aquisições e efeitos cambiais. Mais uma vez, todas as três Divisões do Grupo contribuíram para esse avanço.

 

Os pedidos recebidos superaram as expectativas, atingindo 5,16 bilhões de euros, o que representa um aumento de 3% em comparação ao excelente desempenho do ano passado. Ao valor de 7,03 bilhões de euros, os pedidos em carteira quebraram a barreira histórica dos 7 bilhões de euros. Com isso, o valor registrado na data de encerramento do exercício ficou mais de 12% acima do valor do ano passado. Com um aumento de 15%, chegando a 4,88 bilhões de euros, as vendas do Grupo também superaram as expectativas. Em especial, esse valor foi o resultado do alto valor de pedidos recebidos em anos anteriores combinado ao relaxamento das restrições da Covid em grande parte do mundo, o que permitiu à empresa processar um maior número de pedidos em carteira. Com um aumento de 21%, o resultado operacional (EBIT) superou o crescimento das vendas para chegar a 200 milhões de euros, mesmo com o desempenho insatisfatório na Alemanha. O retorno sobre as vendas cresceu levemente, alcançando 4,1% (comparado com 3,9% no ano passado), enquanto o retorno sobre o capital empregado (ROCE) chegou à casa de dois dígitos, com 10,5% (em comparação com 9,6% no ano passado).  O lucro líquido do Grupo Voith saiu do terreno levemente positivo do ano passado (1 milhão de euros) para chegar a robustos 30 milhões de euros.

 

Mais uma vez, a Voith investiu expressivamente no futuro de seus negócios. Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento cresceram 11%, totalizando 213 milhões de euros. Além disso, o Grupo está em boa situação financeira para manter esses altos investimentos em P&D no futuro. O índice de capital próprio, por sua vez, subiu para 24,1% na data de encerramento do exercício. E ao valor de 93 milhões de euros, o fluxo de caixa gerado pelas atividades operacionais do Grupo voltou claramente ao terreno positivo. A dívida líquida do Grupo continua muito baixa. Como resume o Dr. Toralf Haag: "Mesmo com as consideráveis aquisições feitas no passado recente, ainda temos a folga financeira necessária para investir no crescimento das nossas áreas de foco."

 

Estratégia do grupo continua avançando de maneira firme

O Grupo Voith continuou avançando em sua estratégia de abraçar as megatendências de descarbonização e digitalização. Seja na expansão das suas principais áreas de negócios ou na abertura de novos mercados e segmentos, o Grupo continua focado em perseguir tecnologias sustentáveis. Assim, a Voith vem se posicionando para ser uma pioneira da indústria na era pós-carbono, e o melhor exemplo disso é a empresa ter alcançado a neutralidade climática em todas as suas unidades mundiais no início de 2022.

 

Outro importante objetivo da Voith é aplicar o seu conhecimento em hidreletricidade, fabricação de papel, mobilidade e aplicações industriais em áreas que vão além do seu atual portfólio de produtos. Nesse particular, a Voith vem trabalhando em algumas áreas prioritárias de crescimento, como tecnologias do hidrogênio, sistemas de acionamento elétrico, transporte ferroviário de cargas e armazenamento de energia.

 

No ano passado, todas soluções desenvolvidas pela Voith nessas áreas avançaram, ganhando cada vez mais maturidade para seu lançamento no mercado. Um exemplo disso é o desenvolvimento de tanques de hidrogênio de fácil integração a veículos – um projeto para o qual a Voith vem aplicando o know-how de todas as suas Divisões do Grupo. E há muitos outros segmentos em que a Voith pode utilizar a experiência adquirida ao longo de muitos anos na área de processamento de carbono. Outra importante iniciativa são os acionamentos elétricos que a Voith vem desenvolvendo para meios de transporte como ônibus, caminhões e navios, além de aplicações industriais. Para automatizar o transporte ferroviário de carga, por exemplo, a Voith desenvolveu um acoplamento de carga digital e automático, e na promissora área de armazenamento de energia, a Voith está desenvolvendo uma bateria de fluxo redox que maximiza o desempenho de parques solares ou eólicos, entre outros.

 

As novas aquisições realizadas no ano fiscal passado também contribuíram para ampliar ainda mais o portfólio da empresa. Assim, a Voith ingressou no promissor mercado off-highway ao se tornar a acionista majoritária da Argo-Hytos, uma empresa que desenvolve e fabrica componentes e sistemas hidráulicos para máquinas e veículos utilizados nos setores agrícola e de construção. 

 

Depois de obter todas as aprovações das autoridades concorrenciais, em 4 de outubro de 2022 a Voith também se tornou proprietária da IGW Rail, uma fornecedora mundial de tecnologia de ponta em soluções personalizadas de engrenagens e acoplamentos para veículos ferroviários. Essa é mais uma aquisição que complementa perfeitamente as atividades existentes da Voith.

 

Outro marco importante na estratégia de fortalecer suas principais áreas de negócios focando as tecnologias sustentáveis foi a aquisição da participação de 35% que a Siemens Energy, antiga parceira de joint venture, mantinha na Voith Hydro Holding GmbH & Co. KG.  Com a aquisição, concluída em 1º de março de 2022, a Voith se tornou a única proprietária da Divisão Hydro do Grupo Voith – uma empresa capaz de fazer uma contribuição fundamental à transição energética mundial.

 

Retrospectiva do ano fiscal 2021/22 em cada Divisão do Grupo: aumento nas vendas e alto valor de pedidos recebidos na Hydro, Paper e Turbo 

A Divisão do Grupo Hydro aumentou suas vendas e pedidos recebidos no ano fiscal de 2021/22 graças à leve recuperação do ambiente de mercado pós-pandemia. O resultado operacional, no entanto, ficou aquém das expectativas. O EBIT caiu não só em razão da forte inflação vista em materiais e fretes, mas também pelo processamento de vendas realizadas quando o mercado estava deprimido e com forte pressão sobre os preços.

 

A Divisão do Grupo Paper foi, mais uma vez, o principal motor das vendas e dos lucros do Grupo Voith. Com o atual ciclo de investimentos do setor em máquinas de papel, os pedidos recebidos ficaram levemente abaixo do valor recorde do ano passado, enquanto os pedidos em carteira bateram recorde. Com um crescimento das vendas levemente abaixo de 25%, o EBIT também apresentou um expressivo aumento, apesar da forte inflação nos materiais e fretes. Ao valor de 131 milhões de euros, o EBIT da Voith Paper respondeu por dois terços do resultado de todo o Grupo.

 

A Divisão do Grupo Turbo registrou um desempenho robusto, com aumentos no valor das vendas e pedidos recebidos impulsionados pela recuperação de sua divisão Industry. O EBIT da Voith Turbo foi consideravelmente superior ao do ano passado, embora tenha ficado abaixo das expectativas – também em razão do aumento inesperado nos custos de materiais e fretes, além de mudanças no seu mix de vendas.

 

Perspectivas para o ano fiscal de 2022/23: expectativa de leve redução no alto valor de pedidos recebidos e novos aumentos nos valores de vendas e lucros

As perspectivas para o atual ano fiscal de 2022/23 envolvem muitas incertezas. Para citar algumas, temos a guerra na Ucrânia e seus desdobramentos; as taxas de inflação excepcionalmente altas em todo o mundo (e poderemos continuar vendo novos aumentos nos preços de materiais, mão de obra e energia – que costumam ser acompanhados por políticas monetárias restritivas pela maioria dos bancos centrais); a pandemia de Covid-19, que ainda não foi totalmente superada; e instabilidades em cadeias de suprimentos. Além disso, as perspectivas de crescimento da economia mundial continuam se deteriorando. De uma ou de outra forma, todas as regiões importantes para a Voith são afetadas por esses fatores.

 

Ao longo dos últimos anos, no entanto, a Voith mostrou sua resiliência. Por isso, apesar desse contexto adverso, a Voith decidiu continuar investindo: em treinamento, em pesquisa e desenvolvimento, na aquisição de empresas e no contínuo desenvolvimento estratégico e organizacional da empresa. Com isso, a Voith se posiciona para continuar crescendo de maneira sustentável e lucrativa no futuro.

 

As expectativas da Voith para 2022/23 são de manter o bom desempenho dos pedidos recebidos do Grupo, embora um pouco abaixo do valor elevado do ano fiscal que se encerrou. O alto valor dos pedidos em carteira se refletirá em um aumento das vendas ao longo dos próximos anos. Para o ano fiscal de 2022/23, a Voith espera ver um leve aumento no faturamento do Grupo. Apesar do impacto da inflação, o Grupo pretende continuar aumentando sua lucratividade ao alavancar os resultados cada vez mais evidentes das medidas de reestruturação tomadas em anos anteriores. Para 2022/23, prevemos um aumento perceptível no valor do EBIT da empresa, e esperamos ver todas as três Divisões do Grupo contribuindo para esse resultado. Por fim, em linha com a melhora do resultado operacional da empresa, esperamos ver também um aumento em seu ROCE.

 

Sobre o Grupo Voith

O Grupo Voith é uma empresa de tecnologia com atuação global. Com seu amplo portfólio de sistemas, produtos, serviços e aplicações digitais, a Voith estabelece padrões nos mercados de energia, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. Fundada em 1867, a empresa atualmente tem cerca de 21.000 colaboradores, gera € 4,9 bilhões em vendas e opera filiais em mais de 60 países no mundo inteiro, o que a coloca entre as grandes empresas familiares da Europa.