Voltar   

Papermaking 4.0 otimiza eficiência energética

Notícias | Notícias | 15.08.2022




Soluções digitais do portfólio Papermaking 4.0 otimizam eficiência energética, proporcionando significativas economias de custos

 

·         Voith oferece soluções de economia de energia ao longo de todo o processo produtivo

·         Atividades de inovação da Voith priorizam sustentabilidade e eficiência

·         Portfólio Papermaking 4.0 oferece soluções versáteis para aumentar a eficiência e minimizar o consumo de energia na produção de papel

 

HEIDENHEIM, Alemanha. A energia é um dos principais indicadores de custos na produção papeleira. Com a inflação mundial vista nos últimos meses, as soluções de economia de energia se tornaram uma prioridade para os fabricantes de papel se manterem competitivos. Além disso, baixas emissões de CO2 se tornaram um dos principais objetivos do setor papeleiro mundial. Como fornecedora completa, a Voith se comprometeu a desenvolver uma produção de papel neutra em CO2 até 2030 por meio de tecnologias inovadoras e um portfólio otimizado de produtos. Graças ao seu profundo conhecimento no setor e ao seu foco em inovação, os produtos da Voith são perfeitamente harmonizados entre si para maximizar a eficiência do aproveitamento de recursos na produção de papel. O portfólio Papermaking 4.0 da empresa oferece soluções de otimização em todas as etapas da fabricação de papel. Além de simples de serem aplicadas pelos especialistas da Voith, essas soluções oferecem um rápido retorno aos produtores de papel.

 

"Nossos produtos abrangem todo o processo de fabricação de papel e são líderes de mercado em termos de sustentabilidade e eficiência. Os aplicativos digitais são uma parte importante do nosso portfólio e proporcionam consideráveis reduções no consumo de energia", diz Peter Eisen, vice-presidente de gerenciamento de produtos digitais da Voith Paper, ao mencionar o exemplo do aplicativo OnEfficiency.BreakProtect. Esse aplicativo ajuda a identificar, entender e eliminar as causas de quebras de folhas de papel – aumentando a produção mantendo o mesmo consumo de energia. A Voith já instalou cerca de 300 soluções digitais no mundo inteiro – e a maioria delas se pagou em menos de um ano.

 

As soluções de automação, como o controle de perfil transversal do papel OnQ Profilmatic, também oferecem economias de energia. Já a atualização de software Eco-Mode reduz o uso de água de pulverização nos bicos umidificadores OnQ ModulePro, o que se traduz em menor consumo de energia na seção de secagem. De maneira rápida e simples, a atualização pode ser instalada remotamente pelos especialistas do OnPerformance.Lab (OPL) no sistema existente de controle de perfil transversal do cliente.

 

Para todas essas soluções do portfólio Papermaking 4.0, os especialistas da Voith oferecem consultoria não apenas para analisar os potenciais de melhoria, mas para definir e aplicar as melhores medidas de otimização. Além disso, os especialistas do OPL oferecem informações valiosas na área de monitoramento e auditoria – que podem oferecer ainda mais oportunidades de economia de energia.

 

"Além do desenvolvimento contínuo do nosso portfólio existente, estamos continuamente trabalhando em inovações para expandir nossa liderança de mercado nas áreas de digitalização e automação", acrescenta Peter Eisen. "Por exemplo, atualmente estamos na fase final de testes do aplicativo OnView.Energy, que usa funções de análise e o painel de controle intuitivo do OnView.Reports para diagnosticar o consumo de energia em toda a fábrica de papel."

 

Entre outras funcionalidades, as diferentes análises do OnView.Energy permitem comparar o consumo de energia em diferentes períodos de operação ou para diferentes tipos de papel. As áreas de secagem e tecnologias de ar, em particular, oferecem enormes potenciais de economia. A combinação de modernos exaustores de alto ponto de orvalho (como o EcoHood 65) com o aplicativo de controle do ponto de orvalho e linha zero de pressão (OnC.HoodBalance) aumenta o potencial de recuperação de calor desses sistemas, o que também oferece expressivas reduções no consumo de energia. O aplicativo deverá ser lançado para uso industrial até o final do ano.

 

Programa de sustentabilidade Papermaking for Life

Otimizar a produção e economizar recursos utilizando o portfólio de digitalização e automação Papermaking 4.0 da Voith são dois dos principais objetivos do nosso programa de sustentabilidade Papermaking for Life. Com o lançamento do programa de sustentabilidade "Papermaking for Life", a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que abrem as portas para processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis. O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel. Saiba mais sobre as iniciativas da Voith Paper na área de sustentabilidade: voith.com/Papermaking-For-Life