Voltar   

Siemens fornece 180 painéis média tensão para Bracell

Artigos Assinados | | 24.11.2021




·        Equipamentos do modelo 8DA10 são indicados para ativos de risco ou locais remotos por sua robustez e alta confiabilidade

·        Subestações possuem ·        Equipamentos do modelo 8DA10 são indicados para ativos de risco ou locais remotos por sua robustez e alta confiabilidade

·        Subestações possuem dispositivos que permitem que sejam operadas remotamente

·       Instalação ocorrerá na planta da empresa de celulose localizada em Lençóis Paulistadispositivos que permitem que sejam operadas remotamente

·       Instalação ocorrerá na planta da empresa de celulose localizada em Lençóis Paulista 


A Siemens foi responsável pelo fornecimento de 180 painéis isolados a gás de média tensão para uma planta da Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel do mundo. Os equipamentos do modelo 8DA10 foram instalados na unidade localizada em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, onde a Siemens foi responsável pela instalação de todo o sistema elétrico da planta. O projeto envolveu ainda o fornecimento de relés de proteção, cabeamento, automação elétrica e sistemas de medições. 

 

O modelo 8DA10 é caracterizado por sua robustez, compactação e alta confiabilidade, sendo indicados para ativos de risco e locais remotos pois são equipamentos livres de operadores e sem necessidade de manutenção. As subestações instaladas na unidade contam com isolamento integral em SF6 e tecnologia de chaveamento a vácuo, o que resulta em isenção de manutenção e altíssima confiabilidade em um invólucro realmente compacto. 

 

Devido às características da indústria de Papel & Celulose - altos níveis de tensão e corrente - as soluções técnicas da Siemens atenderam a demanda, e vão oferecer ao cliente segurança de operação, maior confiabilidade, design compacto e maior eficiência visando as questões ambientais. 

 

Outro diferencial dos painéis 8DA10 da Siemens é que possuem dispositivos que permitem que sejam operados remotamente via sistema de proteção e automação da subestação, onde os relés de proteção fazem a interface com o sistema supervisório. Dessa forma, os relés podem ser acionados para abrir e fechar disjuntores e seccionadoras, possibilitando uma gestão remota e automática do sistema. 

 

“É um portfólio de alta confiabilidade, que reduz muito os riscos para a operação do cliente em situações em que a energia não pode ser interrompida. Essa característica gera redução de custos também pois não necessita da atuação de operadores e nem da realização de manutenção dos equipamentos”, afirma Fábio Koga, Diretor Unidade de Negócios da área Smart Infrastructure da Siemens. 

 

Projeto completo

O fornecimento dos painéis 8DA10 pela Siemens integra um projeto mais amplo voltado para a unidade da Bracell de Lençóis Paulista e que envolve também a Siemens Energy. A companhia superou sua maior produção de turbinas já feita no Brasil e entregou para a empresa de papel e celulose três turbogeradores a vapor com capacidade de geração total de quase 420 MW. 

 

Os equipamentos, de modelo SST-600, produzidos na unidade fabril da Siemens Energy em Jundiaí, no interior de São Paulo, transformam o valor de alta pressão produzido a partir da queima de combustíveis renováveis (biomassa e/ou licor negro) em energia elétrica. Além disso, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13, de mudanças climáticas, o alto rendimento desses turbogeradores diminui consideravelmente a emissão de carbono e proporciona a geração de mais energia com a mesma quantidade de combustível.

 

O fornecimento da Siemens Energy à Bracell incluiu ainda uma subestação turnkey de 440 kV com quadro isolado a gás (GIS), equipamento que foi fabricado em Xangai, na China.