Voltar   

Plataforma digital da BASF completa três anos

Negócios e Mercado | Notícias | 13.05.2021




Há três anos, a BASF decidiu encarar o desafio de estar mais conectada ao seu mercado, principalmente o segmento de pequenas e médias empresas. Assim, em 2018, nascia o shop@BASF (www.shop.basf.com.br), uma plataforma de comércio digital com oferta de soluções químicas para diversas indústrias. O primeiro site lançado foi dedicado aos negócios de Personal Care e restrito aos mercados de Minas Gerais e Goiás. 
Desde então, o crescimento da plataforma foi constante. Hoje, são 23 canais de vendas de insumos para 13 diferentes indústrias, atendendo clientes de 22 estados do Brasil e outros três países – Argentina, Chile e Colômbia.
Parte do aumento no público que acessa a plataforma se deve ao momento que o país enfrenta atualmente. Nesse contexto, ainda no início da pandemia, o shop@BASF despontou como a plataforma que reforçou seu compromisso com os principais clientes ao oferecer acesso fácil aos principais insumos que as indústrias de limpeza doméstica e cuidados pessoais precisavam para atender a demanda do mercado. Assim, foi possível manter diversas linhas de produção de produtos essenciais em funcionamento.
"O contexto de pandemia fez com que as compras no online crescessem, mas, ao mesmo tempo, nossos parceiros já estavam preparados para essa digitalização devido ao caminho que construímos desde o lançamento do shop@BASF. Há três anos inovamos e trouxemos a proposta de ser a única companhia do setor químico a oferecer uma plataforma com informações técnicas, conteúdos sobre tendências, solicitação de amostras, cotação de preços e consultoria com os nossos profissionais. Para nossa felicidade, o mercado recebeu a nossa proposta de maneira muito positiva e, hoje, colhemos o resultado com o dobro de vendas, mais de 1000 clientes cadastrados na plataforma, mais de 8 mil acessos por mês e cerca de 300 produtos vendidos mensalmente", afirma Renata Milanese, diretora de Customer Enabling da BASF para a América do Sul.
Com interface amigável, a plataforma disponibiliza soluções para a fabricação de calçados, produtos de limpeza, cuidados pessoais, soluções para clientes do setor de açúcar e etanol, ingredientes para a indústria alimentícia, linha de nutrientes essenciais para o desenvolvimento de animais, plásticos de engenharia, formulações farmacêuticas e muito mais. Para aproveitar a gama de expertises nos mais diversos setores, a companhia já desenhou seus próximos passos na empreitada dessa digitalização.
"Queremos estar cada vez mais conectados aos nossos clientes e, especialmente, ter  contato direto com os pequenos e médios fabricantes. Por isso, estamos felizes em anunciar que até o fim do ano devemos expandir o acesso do shop@BASF para outros países ", destaca Thaís Moreira, gerente de marketing e vendas do Go to Market da BASF para a América do Sul.
Além disso, a BASF tem o desafio de tornar a plataforma cada vez mais rápida e simples. O objetivo é aumentar a usabilidade, facilitar a jornada do cliente pelas páginas (canais) de cada indústria, atrair mais parceiros interessados nas soluções da companhia e aumentar as vendas.